Título: MTX inicia produção de tipo especial de modem
Autor: Felício , Cesar
Fonte: Valor Econômico, 11/05/2009, Empresas, p. B3
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, inaugurou na sexta a fábrica da MTX, em Betim (MG). A empresa será a primeira a produzir no país um modem com canal de retorno, equipamento necessário para dar interatividade à TV digital. O produto, que deverá ser lançado comercialmente dentro de dois meses, ainda apresenta limitações para seu uso. A principal delas é o fato de ser compatível com apenas um conversor para o sinal digital, produzido pela Vision Tec. De acordo com Etienne Guerra, um dos sócios da MTX, será preciso realizar testes com cada um dos demais fabricantes para desenvolver nos próximos meses a compatibilidade.
Guerra evitou comentar qual será o custo do aparelho para o consumidor final, mas disse que o valor deverá estar dentro da meta do governo, que tenta fazer com que o modem e o conversor, juntos, não custem mais do que R$ 100. A MTX começou sua operação com a produção de 20 mil equipamentos por mês. A empresa, de capital nacional, conta com sócios de Taiwan para suas importações.
Para o ministro, a crise econômica global não deverá refrear o setor. "A área de telecomunicações talvez tenha sido a menos atingida pela crise", afirmou. Costa disse, no entanto, que dificuldades técnicas continuam mantendo estacionado o investimento para o lançamento da rádio digital. "A recepção do sinal dessas rádios apresenta o mesmo grau de problemas das demais emissoras que operam em ondas médias. Aonde não chega a rádio convencional, também não chega a digital. Enquanto essa dificuldade não for resolvida, não é possível lançar a nova tecnologia".
O modem desenvolvido pela MTX permitirá rastrear o espectador. Deste modo, a emissora que receber a mensagem do espectador saberá exatamente de onde vem a resposta. Segundo o ministro, essa capacidade poderá ser usada em programas de saúde pública. "Em breve, à medida que a TV digital massificar-se, poderemos lançar uma pergunta ao público sobre a ocorrência de sintomas de determinada doença. Ao receber as resposta, teremos um mapeamento sobre que sintomas foram apresentados em cada região no universo dos telespectadores do sistema digital", comentou.