Título: Casos suspeitos de gripe suína no Brasil sobem para 22
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2009, Brasil, p. A4

O número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil subiu de 18 para 22. Segundo informações divulgadas ontem pelo Ministério da Saúde, os casos foram registrados em oito unidades federativas - São Paulo (dez), Distrito Federal (três), Pernambuco (três), Rio de Janeiro (dois), Paraná (um), Alagoas (um), Rondônia (um) e Ceará (um). De acordo com a assessoria do Ministério, 22 pessoas - e não mais 25 - estão sendo monitoradas por apresentarem sintomas da doença. Os números se referem a informações repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde. Ao todo, 164 casos já foram descartados no país.

Até o momento, os casos confirmados são oito: três no Rio de Janeiro, dois em São Paulo, um em Minas Gerais, um no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina. Em nota, o ministério diz que não há evidências da transmissão de pessoa para pessoa do vírus H1N1 no Brasil, "tendo em vista terem sido detectados somente dois casos de transmissão autóctone [dentro do território nacional], ambos com vínculo epidemiológico com o caso-índice procedente do México". Isso significa que o governo não considera os estados brasileiros com casos confirmados como áreas afetadas pela gripe suína.

O Ministério da Saúde negocia a compra de mais 800 mil unidades de medicamento pronto para a combater a gripe suína. Atualmente, o país tem matéria prima para produzir medicamentos para o tratamento de até 9 milhões de pacientes contaminados. O governo optou por comprar o medicamento não processado porque a validade é maior. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, o Brasil tem transmissão "limitada e não sustentada" da doença. "Vários países da Europa têm casos autóctones, mas não têm circulação sustentada, atingindo grandes grupos comunitários", disse. (Agências noticiosas)