Título: PSDB avaliza pedido de CPI da Petrobras no Senado
Autor: Ulhôa , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 13/05/2009, Política, p. A7

O PSDB deve dar hoje aval ao senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para protocolar na Mesa Diretora do Senado o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Casa para apurar denúncias contra a Petrobras praticadas no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Até ontem, Dias havia coletado 32 assinaturas de senadores apoiando a criação da CPI, cinco a mais do que o necessário. Pelo menos três senadores prometeram se somar hoje à iniciativa.

Para a oposição, a estatal, que foi loteada pelos partidos aliados do Palácio do Planalto, tem sido instrumento do governo para atender interesses partidários, especialmente do PT. O senado paranaense só aguarda decisão final da bancada do PSDB, que se reunirá hoje para discutir o assunto. Mas ele já considera a CPI "irreversível".

Entre as 32 assinaturas, há cinco do PMDB, partido que é da base aliada. Destes, um - Almeida Lima (PMDB-SE), presidente da Comissão de Orçamento do Congresso - já manifestou a intenção de retirar o apoio. Há, também, senadores do PDT e do PR, além de integrantes da oposição. A CPI está sendo proposta para apurar várias condutas, muitas delas apontadas pelo Tribunal de Contas da União como irregulares.