Título: Dúvidas mais frequentes
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 11/03/2010, Brasil, p. 13

Ministério da Saúde disponibiliza em seuportal um documento em formato de perguntas e respostas sobre o vírus. OCorreio traz um resumo dessas questões

Diante das constantes dúvidas sobre o vírusinfluenza A (H1N1), o Ministério da Saúde preparou um documento, emformato de perguntas e respostas, para esclarecer a população sobre agripe e a estratégia da campanha de vacinação iniciada no início destasemana. As 52 questões estão disponíveis no site do ministério(www.saude.gov.br) e foram preparadas a partir das dúvidas maisfrequentes apresentadas pela população por meio de telefonemas ee-mails às autoridades de saúde e por jornalistas envolvidos nacobertura da pandemia.

Com base no questionário, o Correio selecionou algumas perguntas epreparou um completo tira-dúvidas. O Ministério da Saúde esclarece, porexemplo, como escolheu os grupos a serem vacinados, a eficácia davacina e os seus possíveis efeitos colaterais. Leia abaixo.

Tira-dúvidas

O que é influenza A (H1N1)? É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico(H1N1) 2009. Esse novo subtipo do vírus influenza, do mesmo modo que osdemais, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio datosse ou do espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoasinfectadas.

Qual a diferença entre a gripe comum e a influenza pandêmica (H1N1) 2009? Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus influenza. Ossintomas são parecidos: febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares enas articulações e coriza.

Esse vírus é mais violento e mata mais do que o da gripe comum? O comportamento da nova gripe se assemelha ao da gripe comum. Ouseja, não se apresentou mais violento ou mortal na população emgeral.Para ambas as gripes, pessoas com doenças crônicas, gestantes ecrianças menores de dois anos são mais vulneráveis. Mas, quandoconsideramos a população jovem previamente saudável, esse víruspandêmico tem um maior potencial de causar doença grave. Mas ainda sãonecessários estudos mais aprofundados, que estão sendo realizados emtodo o mundo, para esclarecer o comportamento do novo vírus.

Se o processo de desenvolvimento de uma vacina costuma ser longo, como foi possível produzir a vacina pandêmica tão rapidamente? Os laboratórios já tinham experiência com a produção da vacinacontra os vírus de influenza sazonal (administrada anualmente nosidosos no Brasil), e investiram em tecnologia para preparar a vacinapreventiva do vírus pandêmico.

A vacina usada no Brasil é segura e efetiva? Ela já está em uso em outros países e não tem sido observada umarelação entre o seu uso e a ocorrência de eventos adversos graves. Avacina registra uma efetividade média maior que 95%. A resposta máximade anticorpos é observada entre o 14º e o 21º dia após a vacinação.

O Brasil vai usar vacina inalável? Há diferenças entre a inalável e a injetável? No momento não está previsto o uso de vacina inalável. A diferençaentre uma e outra refere-se à forma de apresentação e de administração.

Qual a quantidade de vacina adquirida pelo Ministério da Saúde? Cerca de 113 milhões de doses.

O que é adjuvante? É uma substância (ou substâncias) imunoestimulante que entra na composição de uma vacina.

Quais as evidências que levaram o Ministério da Saúde a selecionar os grupos prioritários? Os trabalhadores da saúde envolvidos na resposta à pandemianecessitam ser protegidos para garantir o funcionamento dos serviços desaúde. Entre as mulheres em idade fértil que apresentaram síndromerespiratória aguda grave (SRAG) por influenza pandêmica, 22% eramgestantes. Os indígenas são considerados grupo prioritário, pela maiorvulnerabilidade a infecções e pela maior dificuldade de acesso àsunidades hospitalares. As crianças menores de dois anos apresentaram amaior taxa de incidência de SRAG por influenza pandêmica (H1N1) 2009.Os jovens entre 20 e 29 anos foram o grupo etário mais acometido,representando 24% do total de casos. Os adultos entre 30 e 39 anosrepresentaram 22% do total dos óbitos.

Por que não haverá vacinação de toda a população? A vacinação em massa para a contenção da pandemia não é o foco daestratégia estabelecida para o enfrentamento da segunda onda pandêmicaem todo o mundo essa contenção não é mais possível. Além disso, nãohá disponibilidade do produto em quantidade suficiente para atender atoda a população do mundo. Há, também, a limitação da capacidade deprodução por parte dos laboratórios produtores para entrega antes doinício da segunda onda nos países do Hemisfério Sul.

Por que, então, estão sendo incluídos no público-alvo da estratégia grupos de população saudável? É que o Brasil decidiu ir além do recomendado pela OMS. NasAméricas, além do Brasil, apenas Estados Unidos e Canadá adotaram essainiciativa.

Quem são os trabalhadores de saúde incluídos na vacinação? São aqueles que estão na rede de serviços prestando atendimentodiretamente à população, ou seja, estão sob potencial risco de contraira infecção pelo H1N1 no contato com possíveis suspeitos da doença.Estão incluídos os trabalhadores da atenção básica (estratégia saúde dafamília e modelo tradicional), dos serviços de média e altacomplexidades e aqueles que atuam na vigilância epidemiológica,especialmente na investigação de casos e no laboratório.

Se a vacinação não vai cobrir 100% dos trabalhadores de saúde, como será feita a seleção? As equipes estaduais e municipais já realizaram o levantamento e alocalização do grupo-alvo da campanha e definiram a estratégia localpara vacinar esse grupo.

Como será a vacinação da população indígena aldeada? Será indiscriminada para a toda população aldeada, a partir dos seis meses de idade.

Por que vacinar a gestante se não há indicação da vacinação desse grupo com a vacina da gripe comum (sazonal)? Não há contraindicação à vacinação de gestantes com a vacina usadacontra a influenza sazonal (gripe comum), mas ela não é feita nascampanhas anuais por se priorizar um grupo de maior risco a populaçãoacima de 60 anos. As gestantes, porém, são consideradas grupo de riscopara a influenza pandêmica H1N1.

Não há risco para a gestante e para o feto? Segundo a OMS e de acordo com os padrões de segurança declaradospelos laboratórios produtores, a vacina é segura para a gestante. Nãohouve ocorrência de aborto nos países em que foi administrada.

A vacinação da grávida é feita em qualquer idade da gestação? Sim. Como será usada a vacina que não contém o adjuvante, ela éindicada para qualquer idade gestacional. A vacina que contém oadjuvante só poderia ser administrada a partir do 2º trimestre dagravidez.

Por que vacinar portadores de doenças crônicas? Na pandemia de 2009, entre os casos de SRAG pelo vírus influenzaH1N1 observou-se um alto percentual de pessoas com doenças crônicas. Osportadores de doenças respiratórias crônicas, por exemplo, foram os demaior frequência, com 24,4% dos registros, seguido das doençascardiovasculares e de outras doenças crônicas. Essas situaçõescaracterizam pessoas que precisam de proteção por já se encontrarem emsituação de vulnerabilidade.

Os idosos portadores de agravos crônicos estão incluídos? Eles serão vacinados no período de 24 de abril a 7 de maio, durantea campanha anual de vacinação do idoso contra a influenza sazonal .

A vacinação de pessoas com doenças crônicas não apresenta risco de reações? A vacina é segura e a possibilidade de ocorrer um evento adverso é a mesma de qualquer outra pessoa.

Como as pessoas vão comprovar a sua condição de portadoras de doença crônica, de modo a justificar a vacinação? De modo geral, os portadores dessas patologias já frequentamunidades de saúde ou serviços de referência, sendo acompanhados porprofissionais de saúde.

Se mais de 90% dos casos de gripe vêm sendo causados pelo víruspandêmico, por que manter a vacinação da gripe comum para idosos? A influenza é causada por diversos tipos de vírus e os que provocama gripe sazonal não deixaram de circular e provocar a doença, ainda queem 2009 essa circulação tenha sido bastante reduzida.Como não épossível prever como ocorrerá a gripe sazonal em meados de 2010, énecessário continuar protegendo esse grupo, que é o mais vulnerável aesse tipo de gripe.

Por que as crianças com menos de seis meses não estão incluídas? A vacina atualmente disponível não é recomendada para o grupo demenores de seis meses em razão de não haver estudos que demonstrem aqualidade da resposta imunológica. Ou seja, a proteção não é garantida.

Quem teve a gripe pandêmica deve tomar a vacina? Sim. Quando uma pessoa é infectada pelo vírus influenza A, adquireimunidade para aquele subtipo específico de vírus que a infectou.Assim, quem já teve a gripe pandêmica, em princípio, está imune, emborahaja registro de alguns casos que desenvolveram uma segunda infecção. Aduração da imunidade pode variar de pessoa para pessoa, mas, no casodesse vírus sofrer mutação, um novo contágio poderá ocorrer.

Se a pessoa quiser, pode optar por tomar a vacina em serviço privado, pagando por ela? Sim. Não haverá impedimento, por parte do Ministério da Saúde, para o setor privado adquirir vacinas.

O governo se prepara para a possibilidade de fraude? Esperamos que a população busque a vacina em lugares seguros e façadenúncias em caso de dúvidas de sua procedência, distribuição e uso. Emrelação à possível fraude na produção de vacinas ou disponibilidade, ogoverno brasileiro dispõe de mecanismos para controle de qualidade detodas as vacinas.

Quais são eventos adversos da vacina? Relatados do laboratório GSK: Muito comum: dor no local da aplicação, cefaleia, dor articular, muscular e fadiga; Comum: náusea, diarreia, sudorese, hiperemia e inchaço no local da aplicação e tremores; Raros: insônia, tontura, parestesia, vertigem, dispneia, dorabdominal, vômitos, dispepsia, desconforto gástrico, prurido, erupçãocutânea, dor nas costas e no pescoço, espasmos musculares, entreoutros.