Título: Em Minas, Alencar une adversários petistas
Autor: Almeida, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 25/01/2010, Política, p. 5

Os dois pré-candidatos do PT ao Palácio da Liberdade ¿ o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel ¿ estiveram ontem lado a lado durante encontro da juventude petista na sede municipal do partido em Minas Gerais. Apesar do clima aparentemente cordial entre os dois, quebrado apenas pela guerra de claques da militância, ambos concordaram em uma coisa: defender uma eventual candidatura do vice-presidente José Alencar (PRB) ao Senado, mesmo que ela complique ainda mais o xadrez eleitoral na hora de encaixar os aliados na disputa.

Com o gesto, ambos atendem ao pedido feito pelo presidente Lula durante última reunião ministerial. Na disputa pela chapa que irá às eleições pelo governo do estado, ambos continuam em lados opostos: Patrus defende prévia para escolha do candidato do PT, enquanto Pimentel quer afastar tal possibilidade.

O ministro diz que seu correligionário adversário quer excluir os militantes da decisão. O ex-prefeito nega temer a consulta às bases, mas argumenta que não é um bom momento para isso. ¿Não é adequado porque estamos perdendo um tempo que poderíamos estar ganhando na articulação política. Se ficarmos paralisados pela disputa interna vamos prejudicar a campanha regional e a própria campanha nacional¿, disse Pimentel.

O ex-prefeito acredita em uma solução para a disputa interna até meados de fevereiro, quando ocorre o congresso nacional do PT. Nenhum dos dois campos, no entanto, está preocupado com a possibilidade de intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou do Diretório Nacional para resolver o impasse de Minas Gerais.