Título: Empresas esperam orientação da Airbus
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Fonte: Valor Econômico, 09/06/2009, Brasil, p. A5

Diversas companhias aéreas que usam aviões Airbus A330-200, o modelo que caiu no Atlântico com 228 pessoas na semana passada, disseram ontem que estão aguardando orientações da Airbus antes de realizarem qualquer mudança de equipamentos. O presidente-executivo da Gulf Air, Bjorn Naf, disse que estava tentando marcar uma reunião com a Airbus durante o encontro anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que acontece na capital da Malásia para receber uma atualização das investigações sobre o acidente e suas causas.

"Se houver uma recomendação oficial, é claro que nós vamos agir, nós não comprometemos a segurança", disse Naf em entrevista. A Airbus percebeu problemas nos leitores de velocidade de seus jatos A330 antes do acidente com o avião da Air France que fazia a rota Rio-Paris e caiu no mar quatro horas após a decolagem. De acordo com os investigadores franceses que apuram o acidente, a fabricante de aeronaves avisou seus clientes para substituírem uma peça.

"Se a Airbus distribuir uma diretriz, vamos responder", disse Akbar al-Baker, presidente-executivo da Qatar Airways, que tem 16 A330-200. "A tragédia da semana passada sobre o Atlântico lembrou a todos nós que a segurança é um desafio constante", afirmou Giovanni Bisignani, diretor-geral e chefe-executivo do IATA, em discurso aos membros e delegados da entidade em Kuala Lumpur.

"Esse problema foi levantado na mídia, não sabemos se esse é o problema", disse Fernando Pinto, presidente-executivo da companhia aérea portuguesa TAP, que tem 12 aviões do modelo, acrescentando que a empresa "vai seguir qualquer orientação da Airbus."

A Air France informou no fim de semana que já estava acelerando a substituição dos sensores de velocidade de seus aviões antes do acidente, após ter verificado um congelamento da peça pela primeira vez em maio de 2008 e não ter chegado a um acordo com a Airbus sobre como agir para resolver o problema. Os investigadores da França consideram a possibilidade de que os sensores de velocidade tenham congelado, mas afirmam que é muito cedo para determinar qual foi a causa do acidente com as poucas evidências que se tem à disposição até o momento.

Ontem, no início da noite, oficiais da Marinha e da Aeronáutica informaram, no Brasil, que mais oito corpos de integrante do voo da Air France foram resgatados. Até agora, as equipes de busca já recolheram 24 corpos. Segundo os oficiais, 16 corpos já estão na fragata brasileira Constituição a caminho da Ilha da Fernando de Noronha, aonde devem chegar amanhã. Os oito corpos encontrados ontem estavam a 440 km a nordeste do arquipélago de São Pedro e São Paulo, um pouco além do limite da área juridicional das águas brasileiras, segundo informações da Marinha do Brasil. (Com Agência Brasil)