Título: CNPE aprova adição de biodiesel
Autor: Rittner , Daniel
Fonte: Valor Econômico, 24/06/2009, Brasil, p. A3

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou ontem o aumento, de 3% para 4%, da adição de biodiesel ao diesel comercializado nos postos de combustíveis. A nova mistura entrará em vigor no dia 1º de julho.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já havia anunciado o acréscimo em maio, mas a medida dependia de uma resolução do CNPE para ganhar validade. Lobão reafirmou a intenção de antecipar, de 2013 para 2010, o aumento para 5% - o chamado B5. A adição do biodiesel no diesel foi adotada obrigatoriamente em janeiro de 2008, com mistura de 2%. Em 2009, subiu para 3%.

O CNPE também aprovou formalmente a realização de um leilão para a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A usina terá potência instalada de 11 mil megawatts (MW). O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estima o investimento em R$ 7 bilhões, mas o próprio governo já fala em números mais altos e as projeções do setor privado rondam R$ 20 bilhões.

Lobão disse que mantém a expectativa de licitar o empreendimento até o fim de setembro, conforme a previsão do governo, mas essa possibilidade já foi descartada internamente pelas autoridades. O ministro comentou ainda que tem um "desejo ardente" de fechar rapidamente as regras de exploração do petróleo na camada pré-sal.