Título: Argentina pode corrigir perdas de brasileiros, diz Chiaradia
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/06/2009, Brasil, p. A2

A Argentina está pronta a examinar como corrigir perdas de fatias de mercado de exportações brasileiras para fornecedores chineses, sinalizou o secretário de Comércio argentino, Alfredo Chiaradia. O Brasil tem reclamado que barreiras impostas pelos argentinos a seus produtos acabam na prática beneficiando os chineses, que aumentam suas exportações graças a preços imbatíveis.

Ao Valor, Chiaradia disse "não ter certeza" de que os chineses estão tomando mercado do Brasil. E insistiu que as medidas para "moderar o comércio" adotadas por Buenos Aires "definitivamente não são para prejudicar a ninguém e muito menos ao Brasil ou qualquer membro". E acrescentou: "Se há algum caso pontual em que isso está ocorrendo, temos de examiná-lo e encontrar a maneira de minimizar a dificuldade que tem algum dos sócios do Mercosul. Mas preciso examinar com detalhes".

Negociadores brasileiros reagiram sem entusiasmo às declarações de Chiaradia, notando que as reclamações de perda de mercado para os chineses têm sido frequentes, as promessas de correção também, mas que nada se concretiza. Para ele, a "essência da questão é que teremos tudo para ganhar se trabalhamos juntos". Chiaradia reiterou que Buenos Aires quer "fazer todo o possível" para dar novo ânimo ao Mercosul, mas que "obviamente não temos capacidade de fazer isso sozinhos". (AM)