Título: Lula diz desconhecer detalhes de medidas
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 26/06/2009, Brasil, p. A11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que novas medidas de desoneração de IPI serão anunciadas na segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Depois de evento com representantes do setor sucroalcooleiro, Lula disse que Mantega vai se reunir com ele no início da próxima semana mas que não sabe quais itens farão parte do "pacote do ministro": "Eu não sei porque ele ainda não conversou comigo", brincou o presidente.

Mais cedo, Lula recebeu uma série de empresários do setor varejista, reunidos no Instituto de Desenvolvimento Varejista (IDV). Liderado pela empresária Luíza Trajano, proprietária do Magazines Luíza, o grupo levou ao presidente dados que mostravam que o setor aumentou a atividade econômica depois da decisão do governo de desonerar os produtos da chamada linha branca - geladeiras, tanquinhos e máquinas de lavar, entre outros produtos.

Em razão dos bons números apresentados, o grupo sugeriu que a redução do IPI fosse mantida. "Diferente da desoneração dos automóveis, na qual a alíquota do IPI foi zerada, no nosso caso as reduções foram para 10%", disse Luíza. As possíveis perdas de arrecadação foram compensadas pelo aumento nas vendas dos produtos e na geração de empregos formais.

Dados apresentados pelo grupo apontaram um aumento de 25% a 30% nas vendas de eletrodomésticos. A indústria também retomou o ritmo de contratações. De novembro de 2008 a abril de 2009, ocorreram no segmento 2,5 mil demissões. "Só em maio, após a confirmação da desoneração, foram gerados 387 empregos", disse Luíza, número que representa quase 20% de recuperação nas perdas de vagas trabalhistas do segmento.

Ela admitiu que o presidente Lula foi receptivo aos números apresentados, mas não deu nenhum sinal se as desonerações serão ou não mantidas depois o prazo previsto. "Nós torcemos que sim, mas esta decisão, evidentemente, cabe ao presidente da República." Testemunha do encontro, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, foi cauteloso ao prever a possibilidade de novas desonerações. Confirmou que a decisão será tomada no início da próxima semana. "Claro que ao ver estes números acabamos nos sentindo mais estimulados", admitiu.

Os empresários também aproveitaram para rebater as críticas feitas pelo presidente Lula na terça, durante viagem ao Rio de Janeiro. Na ocasião, Lula defendeu os programas sociais, afirmando que era melhor "dar dinheiro para os pobres consumirem do que cortar impostos altos, porque a população mais carente passa ao consumir, mas os empresários não repassam as desonerações para o produto final".

De acordo com a empresária, no caso do setor varejista, as desonerações foram "repassadas na íntegra para os produtos". Prova disso, segundo Luíza, seria o fato de que a inflação verificada no setor no mês de maio apresentava taxas decrescentes.

O pacote que será anunciado na segunda-feira incluirá medidas de facilitação de crédito e redução de juros para beneficiar os produtores nacionais de bens de capital.