Título: Mesmo mais caro, expresso tem a preferência de passageiros em Taiwan
Autor: Watanabe, Marta
Fonte: Valor Econômico, 06/07/2009, Especial, p. A12

Além dos próprios expressos que cortam de norte a sul as principais ilhas do arquipélago nipônico, os japoneses consideram o trem de Taiwan como uma grande amostra do maquinário e da tecnologia que querem exportar para o Brasil. Fornecido pelo mesmo grupo de empresas japonesas que pretende participar da licitação do expresso brasileiro, o shinkansen de Taiwan começou a rodar em março de 2007 de forma regular ligando 345 quilômetros entre Taipei e Zuoying. Atualmente a linha tem oito estações, mas a infraestrutura permite a construção de mais três locais de parada.

O impacto do expresso taiwanês sobre os voos no mesmo trecho foram contundentes. Quando o expresso entrou em operação, havia 24 voos ao dia fazendo o trecho entre os dois locais. Em junho do ano seguinte, os voos caíram para 6 ao dia. Em agosto do ano passado as viagens diárias de avião foram eliminadas, sobrando apenas três voos por semana.

Yasushi Imai, gerente-geral da divisão de projetos de transporte da Mitsui, chama atenção para o fato de que o trem conseguiu atrair viajantes mesmo com tarifas mais altas. Segundo ele, depois da inauguração do expresso em Taiwan, a passagem de avião na classe econômica entre Taipei e Zuoying passou a custar entre US$ 37 e US$ 43. A de trem-bala custa US$ 47.

A vantagem, diz Imai, está no tempo de acesso. Para fazer o trecho entre as duas cidades em Taiwan, explica, o passageiro leva cerca de duas horas, incluindo o tempo de espera no aeroporto. A bordo do trem-bala, são 90 minutos de viagem, no modo mais rápido. O diferencial é que não há necessidade de espera.

Shinichiro Ogawa, gerente de projetos que atuou no trem de Taiwan, diz que o expresso taiwanês mostra também como o grupo de empresas conseguiu fazer adaptações tecnológicas. Ogawa conta que o trem de Taiwan conta com um sistema único no mundo que permite a parada precisa do trem nas plataformas, mesmo que o condutor não tenha muita habilidade. "Como em Taiwan os trens de alta velocidade ainda são uma novidade, esse sistema foi desenvolvido para garantir a parada do trem no exato local onde aguarda o passageiro nas estações. Isso permite a pontualidade do sistema."

O trem de Taiwan, lembram os japoneses, passou a operar regularmente cerca de sete anos depois da divulgação do edital. A licitação do Brasil, segundo as últimas informações, deve sair em outubro. Para o governo e as empresas nipônicas será necessário "um grande esforço" de todos para ver o trem-bala rodando em 2014, como quer o presidente Lula. (MW)