Título: Presidente do BC discorda de projeções do mercado
Autor: Camarotto , Murillo
Fonte: Valor Econômico, 15/07/2009, Finanças, p. C2
Apesar de a frase ter sido tirada da última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, voltou a dizer que não concorda com o atual patamar da curva a termo dos juros brasileiros, que indica a projeção do mercado para a tendência do comportamento dos juros no futuro.
Questionado sobre o tema, ele respondeu: "Se olharmos o resultado das projeções de inflação, a curva embute um prêmio de risco em relação às previsões do BC, que talvez não seja adequado. De qualquer maneira, o importante é o mercado fazer sua precificação normalmente e a realidade vai prevalecer", afirmou.
Em discurso a empresários alemães, em São Paulo, o presidente do Banco Central destacou também a retomada dos investimentos externos diretos e as perspectivas mais otimistas do mercado para o PIB brasileiro em 2010. Diante disso, o chefe da autoridade monetária alertou os empresários sobre a importância de calibrar bem os investimentos para o momento de retomada do crescimento econômico. "O investimento caiu, mas já existem sinais de retomada. Isso dá mais consistência de saída da crise, mais capacidade de crescer de forma balanceada", disse Meirelles.
O presidente do BC observou ainda que vem acompanhando as projeções do mercado para o PIB do Brasil em 2010 e algumas delas já apontando para uma crescimento superior aos 4%, o que aumentaria a necessidade de investimentos no país.
"Existe o risco para quem deixar de investir na hora certa de perder mercado quando o crescimento voltar de forma mais aguda", alertou Meirelles.