Título: Brasil virtual ganha nova cara na web
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 03/03/2010, Política, p. 6

Site institucional do governo federal que será lançado hoje reúne informações e serviços oferecidos por 260 órgãos, com capacidade de acesso cinco vezes maior que o antigo modelo

Página do novo portal: desenvolvimento do modelo levou três anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta hoje o novo espaço institucional do país na internet. O Portal Brasil pretende agregar o conteúdo de centenas de sites do Poder Executivo federal e, assim, facilitar o acesso de brasileiros a informações e serviços oferecidos por cerca de 260 órgãos e entidades da União. A nova proposta, liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e desenvolvida nos últimos três anos, substitui o modelo antigo do site www.brasil.gov.br, mas o endereço continua o mesmo. O custo do novo portal no primeiro ano de funcionamento será de até R$ 11 milhões.

Vídeos, áudios e infográficos serão exibidos no portal, desenvolvido sobre uma plataforma de software livre. O site pretende ainda estimular o próprio internauta a gerar conteúdo. A iniciativa é elogiada por especialistas em comunicação pública. ¿Estamos acostumados a receber informação do governo e não ter uma forma de contato para responder a essas informações. Quando o cidadão participa, também atua como controlador e formador de opinião pública¿, avalia Heloíza Matos, professora de mestrado da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. A especialista, entretanto, faz uma ressalva: o portal pode perder o foco caso se transforme em plataforma política. ¿A informação disponibilizada não pode ter caráter eleitoral. Se o portal for utilizado como propaganda para vender candidatos, perde o sentido¿, afirma.

O governo também pretende oferecer mais de 500 serviços aos usuários do Portal Brasil, como consulta a multas de trânsito, campanhas de vacinação e informações sobre declaração de imposto de renda. O site não deve duplicar a oferta desses serviços ¿ o internauta, na verdade, será redirecionado para as páginas dos órgãos que já contêm as informações. Essa proposta do governo pode dar um salto no número de acessos ao novo portal institucional do país. A média de visitas mensais ao antigo site era de 680 mil, bem abaixo de outras páginas do governo, como a da Receita Federal e a do Banco do Brasil, que chegam a 30 milhões de acessos por mês. Enquanto a capacidade do antigo site era de mil acessos simultâneos, o novo endereço pode receber cinco vezes mais internautas ao mesmo tempo.

O portal vai oferecer, inicialmente, conteúdo voltado para quatro perfis: trabalhadores, estudantes, imprensa e empreendedores. A intenção, mais tarde, é ampliar as categorias, abrangendo crianças e idosos, por exemplo. Embora voltado prioritariamente para o cidadão brasileiro, o governo também pretende atrair possíveis investidores ¿ daí a preocupação em oferecer conteúdo em inglês e espanhol.