Título: Venda de carros no Brasil cresce 11% em 2004
Autor: Marli Olmos
Fonte: Valor Econômico, 04/01/2005, Empresas &, p. B5
A venda de automóveis, caminhões e ônibus cresceu 11,01% em 2004 na comparação com o ano anterior. De janeiro a dezembro, foram licenciados em todo o país 1.578.756 veículos. Apesar de os carros de passeio e utilitários leves terem somado o maior volume - 1,478 milhão de unidades -, o segmento de caminhões apresentou o maior crescimento proporcional, com avanço de 23,93% no número de emplacamentos, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Os carros com motor 1.0 alcançaram a participação de 52,83% no mercado de automóveis. Volkswagen e General Motors comemoraram ontem os resultados. A primeira, por manter-se como maior fabricante de veículos do país e a segunda por ter alcançado a liderança no mercado interno pela primeira vez. A Volkswagen alcançou marca recorde de produção desde a sua chegada ao país, há 51 anos, com a fabricação de 682.912 veículos, resultado 23% maior do que o de 2003. Desse total, 208.595 unidades foram exportadas. O volume de vendas da Volks do Brasil ao exterior cresceu 25% na comparação com 2003. A Volkswagen é a quinta maior empresa exportadora no Brasil, com perspectivas de ter superado US$ 1,5 bilhão em 2004. Com a venda de 364.259 veículos no mercado interno, a GM fechou o ano na liderança, passando à frente da Fiat, que nos dois últimos anos havia roubado o primeiro lugar da Volkswagen. O volume de vendas deu à GM uma participação de 23,1% no mercado brasileiro total. No segmento de motocicletas, foram vendidas no país no ano passado 896.433 unidades, o que equivale a um crescimento de 6,63% na comparação com 2003.