Título: Classes C e D viajam mais e turismo cresce
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 03/03/2010, Economia, p. 38

Com melhora da renda, emprego e crédito, pessoas planejam conhecer o país e reservam dinheiro para gastos com transporte, hospedagem e passeios

Luiz Barreto, ministro do Turismo: a maior oferta de financiamento torna as viagens mais acessíveis

A escalada social das classes C e D, ocorrida nos últimos 10 anos, impulsionou não somente a venda de alimentos e bens duráveis. O turismo foi beneficiado diretamente por essa melhora no padrão de vida do brasileiro. Janeiro deste ano foi recorde para a aviação, 5,6 milhões de desembarques domésticos, resultado que só foi possível, segundo o Ministério do Turismo, em função desses novos consumidores. Todo o potencial dessa população faz os empresários do setor projetarem aumento de 14,6% no faturamento para 2010 frente a 2009. Esse montante a mais de dinheiro nos caixas significa, também, ampliação da demanda e, consequentemente, mais postos de trabalho. A projeção do setor é de que a mão de obra aumente, em média, 5%.

A maioria das vagas estará na hotelaria, que tende a expandir a força de trabalho em 7,8%, além do turismo receptivo, com uma previsão de alta de 11%, e do turismo de eventos, com indicação de elevação de 6,8%. Os dados são da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica, realizada pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). ¿Tudo isso só é possível graças à boa imagem que o Brasil tem no contexto econômico mundial. A potencialidade do nosso mercado interno também foi determinante, nos últimos anos foram mais de 20 milhões de pessoas saindo da miséria¿, afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barreto. ¿O crédito é o terceiro pilar desse crescimento. Ele aumentou muito e as promoções estão mais agressivas em busca do consumidor. Existem mais opções de financiamento¿, emendou.

Para Barreto, o segmento de destaque em 2010 será o de eventos, principalmente em São Paulo. ¿O Brasil está se consolidando em turismo business. É o sétimo no mundo que mais capta eventos de negócios e em geral. São Paulo é a 12ª cidade do mundo que mais atrai feiras, convenções e seminários. Esse segmento já representa mais de 30% do turismo no Brasil¿, disse o ministro.

Custos De acordo com a pesquisa, a indústria do turismo começa 2010 mais otimista. No transporte aéreo, 100% das empresas esperam aumentar o faturamento. Situação que se repete para os segmentos de turismo receptivo, operadoras de viagens, locadoras de automóveis e feiras. Já em relação aos preços, quase todos os segmentos são unânimes em prever altas. Apenas as agências de viagens estimam uma queda média de 0,4%.

O consumidor será mais pressionado por custos. As empresas preveem aumentos em preços de transporte aéreo (9,2%), de transporte rodoviário (5,2%) e de hospedagem (4%). Já o ministro do turismo acredita que os valores se tornaram mais acessíveis. ¿A gente vem caminhando na direção de preços melhores com a incorporação das classe C e D no mercado consumidor. O exemplo são os cruzeiros, que entre 2008 e 2009 possuíam 500 mil leitos. Agora, vão para quase 850 mil. Os preços são muito favoráveis e também existem opções de financiamento. Na aviação, o aumento da concorrência, com a chegada de novas empresas, vem favorecendo os preços¿, explicou Luiz Barreto.

A gente vem caminhando na direção de preços melhores com a incorporação das classe C e D no mercado consumidor. O exemplo são os cruzeiros¿