Título: Em artigo, Fidel defende Lula
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 03/03/2010, Mundo, p. 45

O ex-presidente cubano Fidel Castro dedicou seu artigo mais recente da série Reflexiones, publicada no site Cubadebate, à visita do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. E aproveitou para defendê-lo das críticas que sofreu por não ter mencionado, na ocasião, a morte do preso político Orlando Zapata, depois de 85 dias em greve de fome. ¿Lula sabe há muitos anos que em nosso país jamais se torturou ninguém, jamais se mandou assassinar um adversário, jamais se mentiu ao povo¿, afirma Fidel no texto.

¿Não podemos julgar um país ou a atividade de um governante em função da atitude de um cidadão que decide fazer uma greve de fome¿, ponderou o brasileiro. Fidel, no artigo, atacou os que desaprovaram a visita de Lula. ¿Alguns invejosos de seu prestígio e de sua glória e, pior ainda, os que estão a serviço do império (os Estados Unidos) o criticaram. Usaram para isso as vis calúnias que há meio século usam contra o país¿, escreveu o líder cubano. Em seguida, ressaltou que o presidente brasileiro ¿tem certeza de que a verdade é companheira de seus amigos cubanos¿.

Ainda no artigo, intitulado O último encontro com Lula, Fidel relembra as outras vezes em que se reuniu com o presidente brasileiro, faz um balanço positivo das mudanças ocorridas no país ¿nos últimos oito¿ ¿ sob governo de Lula ¿ anos e destaca a trajetória política do visitante. ¿Uma coisa é indiscutível: o operário metalúrgico tornou-se um estadista destacado e com prestígio, cuja voz se escuta com respeito em todas as reuniões internacionais¿, elogiou.

Greve de fome Dois médicos do governo cubano recomendaram a internação do jornalista e psicólogo Guillermo Fariñas, um dos cinco dissidentes que se declararam em greve de fome no dia seguinte à morte de Orlando Zapata. Fariñas, de 48 anos, completou ontem o sexto dia sem se alimentar nem beber água, e segundo os médicos apresenta um ¿quadro crônico de desidratação.