Título: Pepsico planeja dobrar a receita no Brasil até 2010
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 23/03/2005, Empresas &, p. B6

A divisão de alimentos da Pepsico do Brasil planeja dobrar o faturamento obtido em 2004, que foi de US$ 500 milhões, entre cinco e sete anos. Para alcançar o resultado, a empresa está desenvolvendo novos produtos, ampliando mercados e investindo em novas fábricas. "Estamos desenvolvendo novos produtos, como achocolatados e batatas, e vamos investir em plataformas industriais e não descartamos aquisições para crescermos e consolidarmos nossa posição no Brasil", diz o presidente da companhia, Oliver Weber. Ele projeta crescimento de 15% na receita. O primeiro passo foi dado ontem ao lançar a terceira fábrica de salgadinhos do grupo junto ao porto Suape (PE). Na primeira fase, para produção de salgadinhos da marca Elma Chips e produtos feitos à base de milho, o investimentos será de R$ 20 milhões. O início das operações está previsto para setembro deste ano. O plano é ampliar a unidade gradativamente a partir de 2006 com duas novas linhas - estão em estudo a produção de aveias, mingaus e pescados. Com isso, os investimentos podem crescer para até R$ 80 milhões. Em 2005, a Pepsico planeja consolidar sua linha de batatas para o público adulto, lançada em 2004, além do lançamento de achocolatados com sabores diferenciados como coco, toffe e floresta negra, e achocolatados infantis mais cremosos que os tradicionalmente encontrados no mercado brasileiro. Em marketing e merchandising os gastos previstos são de R$ 8 milhões no mercado nordestino Esse mercado é considerado estratégico nos planos da multinacional norte-americana nos próximos anos. "Nossa participação no mercado nacional fica entre 56% e 60%, segundo os dados da AC/Nielsen. No Nordeste, é de apenas 15%. Queremos 40% no médio prazo. A região contribui com cerca de 12% do nosso faturamento. Queremos ampliar para 30% dentro de sete anos. Daí a importância deste mercado a empresa", afirma Weber. Com a unidade pernambucana, a empresa espera conseguir redução o preço final dos produtos em até 20%. Atualmente, chegam à região da fábrica mineira de Sete Lagoas, a mais de 2 mil km dos principais centros de consumo locais. Segundo o executivo, novas operações poderão ser abertas em outros Estados caso sejam identificadas boas oportunidades. Uma das hipóteses em avaliação é a possível instalação de uma indústria de bebidas no Nordeste em parceria com a Ambev. A Pepsico do Brasil tem oito fábricas no país - São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Alagoas. E 81 centrais de distribuição. Além da Elma Chips, a Pepsico detém a marca de pescados Coqueiro e de farinhas e aveia Quacker. A Elma Chips surgiu no país em 1974, com a união da American Potato Chips, de São Paulo, e da Elma Produtos Alimentícios, de Curitiba (PR). Elma Chips e Quaker uniram-se em 2002, formando uma única, a PepsiCo do Brasil. No país a empresa emprega cerca de 6,5 mil funcionários. A fábrica da Elma Chips em Suape irá gerar 230 novos empregos diretos. O grupo Pepsico tem cinco grandes empresas mundiais: Frito Lay (salgadinhos); Pepsi (refrigerantes), Tropicana (sucos industrializados), Gatorade (bebidas isotônicas) e Quaker. Com faturamento de US$ 30 bilhões, é o quarto maior produtor mundial de alimentos e bebidas.