Título: Múlti diz que já investiu R$ 100 mi na companhia
Autor: Juliano Basile
Fonte: Valor Econômico, 24/03/2005, Empresas &, p. B1

A preservação da marca Garoto é uma das principais dúvidas do mercado hoje. A Nestlé continua investindo nas marcas da empresa capixaba nos últimos três anos mesmo sem saber o desfecho desse episódio? A multinacional suíça garante que sim. Segundo a Nestlé, já foram investidos R$ 100 milhões entre 2002 e 2004. Só na Páscoa deste ano, o investimento anunciado é de R$ 10 milhões. De acordo com a Garoto, esse valor inclui ações de merchandising, mídia impressa, material de ponto de venda e ações de divulgação. "Tivemos um crescimento de 5% no volume de produção de ovos em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 30 milhões de unidades de produtos de Páscoa", disse Ronaldo Carneiro, gerente de marketing da Garoto. A empresa de chocolates fez seis lançamentos para essa Páscoa - na linha infantil, por exemplo, tem o ovo Super Barbie, Shrek e Personalidades Taz. Em 2004, foram sete lançamentos e em 2003, quatro novos produtos. A Nestlé informa que o número de funcionários saiu de 2.361 funcionários em fevereiro de 2002 para 2.577 em fevereiro deste ano e que o faturamento cresceu 57%. A empresa teria saído do vermelho para alcançar um lucro de R$ 38,9 milhões em 2004, contra um prejuízo de R$ 11,4 milhões em 2001. Funcionários da companhia confirmam que a empresa se preparou para enfrentar a concorrência nessa Páscoa com um portfólio competitivo. O clima, no entanto, é de ansiedade e tensão por conta das indefinições em torno do futuro da companhia. Para o advogado Luis Pascoal, mestre em direito econômico, o investimento na Garoto seria arriscado, já que a Nestlé poderia fortalecer a empresa para um concorrente que viesse a comprá-la depois. Fontes do mercado dizem que, se a Nestlé for para a Justiça, ela deve cessar qualquer tipo de investimento e até enfraquecer a marca.