Título: China reage aos EUA
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 22/03/2010, Economia, p. 12

GLOBALIZAÇÃO

País ameaça retaliar se americanos atacarem moeda asiática

Pequim vai retaliar caso os Estados Unidos declarem que a China manipula sua moeda e também vai impor sanções comerciais, disse ontem o ministro chinês do Comércio, Chen Deming, no mais recente gesto sobre um debate acerca do valor do yuan. Chen novamente acusou Washington de politizar a questão antes do prazo-limite de 15 de abril para que o Tesouro norte-americano declare se a China está mantendo artificialmente sua taxa de câmbio em níveis baixos para ganhar competitividade nos mercado internacional.

O câmbio é uma questão soberana e não deve ser algo a ser discutido entre dois países, afirmou Chen ao Fórum de Desenvolvimento da China. Achamos que o renminbi (yuan) não está desvalorizado, mas se o Tesouro dos Estados Unidos der uma resposta errônea a suas próprias necessidades, vamos esperar para ver. Caso tal resposta seja seguida de sanções comerciais, penso que não faremos nada. Também responderemos se isso significar litígio segundo a estrutura de regras globais, acrescentou.

Meirelles Segundo o presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meirelles, o Brasil não está muito preocupado com fraqueza do yuan. Segundo Meirelles, a economia brasileira está sendo puxada pela robusta demanda interna, então o impacto de importações da China é menos preocupante para o Brasil do que para países como os Estados Unidos. Meirelles falou com repórteres durante o encontro anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Cancún, no México. Ele disse que o motivo de preocupação para os agentes mundiais deve ser a situação fiscal da Grécia e não o yuan.

O câmbio é uma questão soberana e não deve ser algo a ser discutido entre dois países

Chen Deming, ministro chinês do Comércio