Título: SAA coloca cargueiro na rota Brasil-África do Sul
Autor: Francisco Góes
Fonte: Valor Econômico, 29/03/2005, Empresas &, p. B2

A South African Airways (SAA), empresa estatal da África do Sul que tem um vôo diário entre São Paulo e Johannseburgo, deve começar a operar ainda este ano uma freqüência semanal ligando os dois países com uma aeronave dedicada exclusivamente ao transporte de carga. A empresa já tem autorização do governo brasileiro para colocar o cargueiro na rota Brasil-África do Sul, informou Nelson de Oliveira, diretor-geral da SAA para o Brasil. A empresa está consolidando suas operações no mercado brasileiro ampliando também a oferta de lugares para o transporte de passageiros. A partir de 1º de maio, a SAA irá substituir os Airbus 340-300, hoje usados nos vôos entre os dois países, por um modelo mais moderno, o Airbus 340-600. A mudança irá representar um acréscimo de 24% no número de assentos disponíveis nas aeronaves, previu Oliveira. Ele disse que em 2003 a SAA optou pela compra de 41 aviões da Airbus em sistema de leasing, reformulando sua frota, num investimento de US$ 2,8 bilhões. No exercício fiscal iniciado em abril de 2004 e a ser concluído em março deste ano, a SAA deve fechar com ocupação de 79% na rota entre o Brasil e a África do Sul, transportando em torno de 59 mil passageiros. A ocupação fica bem acima do ponto de equilíbrio da rota, que é de 64%. "Os resultados positivos vêm se consolidando nos últimos cinco anos", disse Oliveira. Ele salientou que o aumento foi garantido apesar do cenário adverso para a indústria aeronáutica mundial nos últimos anos. O crescimento da operação da SAA entre o Brasil e a África do Sul também foi motivada pelo fato de a empresa fazer conexões em Johannesburgo para países da Ásia, como China e Índia, e para a Austrália. O acordo entre o Mercosul e a Comunidade dos Países da África Austral, da qual a África do Sul faz parte, também contribuiu para aumentar o número de passageiros em viagens de negócios e de turismo para o Brasil. A operação de cargas será sustentada pelo crescimento do comércio bilateral. Montadoras brasileiras como General Motors e Volkswagen exportam autopeças via aérea para abastecer plantas industriais em Porto Elizabeth, uma espécie de ABC sul-africano. Outras cargas-alvo da SAA com o serviço cargueiro, a ser operado com um 747, são computadores da Dell e calçados, salientou o executivo.