Título: Recorde da soja só aumenta
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/03/2010, Economia, p. 15

AGRONEGÓCIO

Mês após mês, produtores da oleaginosa refazem contas para nova safra

Após a revisão das projeções da safra 2010, divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a soja ganhou ainda mais destaque no agronegócio brasileiro. O levantamento oficial apontou que do recorde de 145,1 milhões de toneladas de grãos previstos para a colheita deste ano, 66,9 milhões (17,4% do total) serão de soja. Mas, na sexta-feira, três dias após a divulgação do dado, os produtores da oleaginosa no país já divulgaram nova estimativa recorde, agora de 67,6 milhões de toneladas, para a produção de soja em 2010.

Em fevereiro, a previsão era menor. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), as 65,2 milhões de toneladas esperadas faziam parte de uma estimativa conservadora. Em 2009, o Brasil produziu 57,8 milhões de toneladas de soja, conforme dados repassados pelas associadas da entidade. A média de produtividade nacional está muito boa, perto dos 3 mil kg (por hectare), a colheita está indo bem, o prognóstico está bom mesmo, diz Henrique Paes de Barros, economista da Abiove.

A colheita está em franco desenvolvimento, tendo atingido mais de três quartos da safra esperada para Mato Grosso, o principal produtor do país. Todas as empresas do setor têm indicado boas produtividades e, com o aumento de área de quase 7% no país ante a temporada passada, a safra será realmente grande. Tem associado que já fala em uma safra de até 70 milhões de toneladas, lembra Barros.

Com uma safra maior do que a esperada anteriormente, a Abiove também elevou suas projeções de esmagamento e exportação para a atual temporada. A previsão de exportação foi elevada para 28,8 milhões de toneladas o que supera o recorde obtido no ciclo passado, de 28 milhões de toneladas. Até o mês passado, a expectativa de embarque era de 27,1 milhões de toneladas para o período entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011.

Tem demanda (1)aquecida lá fora, especialmente da Ásia. A procura continua firme, completa Barros, lembrando que o processamento esperado também é o maior da série histórica. A Abiove aumentou a previsão de esmagamento de soja do Brasil para 32,9 milhões de toneladas, ante 32,2 milhões no cálculo finalizado em fevereiro. Na temporada passada, o Brasil processou 31,2 milhões de toneladas de soja.

1 - Obstáculo argentino Os produtores argentinos, alguns dos principais concorrentes do Brasil em quantidade e preço, venderão muito lentamente a safra 2010 de soja à espera de uma valorização do produto. Isso, conforme os analistas, pode afetar as cotações no mercado internacional e a entrada de dólares no país.