Título: AmBev fecha fábrica da Labatt em Toronto
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 01/04/2005, Empresas &, p. B6

A AmBev, que incorporou a Labatt após a parceria com a Interbrew (hoje InBev), comunicou ontem o fechamento de sua fábrica na cidade de Toronto, no Canadá. A planta, uma das sete da Labatt - segunda cervejaria do Canadá - tem capacidade de produção de 240 milhões de litros. Criada em 1970, a unidade de Toronto é a terceira do grupo na região central do Canadá e produz as marcas Labatt Blue, Labatt Blue Light, Crystal, Labatt Extra Dry e 50 Ale. As operações serão interrompidas em 4 de novembro deste ano. Um total de 265 empregados serão afetados pelo fechamento da fábrica. A partir de Toronto, o brasileiro Carlos Brito, diretor-geral da AmBev para América do Norte, comanda a Labatt, que também atua nos Estados Unidos. Em setembro de 2004, a cervejaria anunciou que fechará em abril a fábrica de New Westminster. A medida afetou 180 trabalhadores. No final de dezembro, outros 240 empregados administrativos da empresa canadense foram demitidos. Segundo comunicado divulgado pela AmBev, a decisão levou mais de um ano para ser tomada e foi fundamentada na atual capacidade de produção ociosa da Labatt, particularmente na região central do Canadá, e da conseqüente desvantagem em relação aos seus concorrentes. Os resultados da empresa no quarto trimestre mostram queda de 4,6% da receita líquida das operações no período. A participação de mercado da Labatt saiu de 43,1% em dezembro de 2003 para 41,9% no final de 2004. O mercado de cervejas no Canadá é estimado em 2,17 bilhões de litros. Ainda de acordo com a AmBev, em função do fechamento da fábrica de Toronto, novos investimentos serão realizados na fábrica da Labatt na cidade de Londres, também na província de Ontário. A produção dessa unidade deve passar de 290 milhões de litros para 370 milhões de litros. A AmBev espera contabilizar aproximadamente R$ 181 milhões em despesas não recorrentes, das quais aproximadamente 50% terão efeito caixa. Os investimentos necessários para transferir o volume de cerveja produzido em Toronto para outras unidades estão estimados em R$ 45 milhões em 2005 e R$ 24 milhões em 2006. A redução de custos (efeito caixa) anual esperada é de R$ 40 milhões. A redução da necessidade anual de investimentos em renovação de equipamentos é estimada em R$ 13 milhões. As estimativas em reais consideram o câmbio de R$ 2,23 por dólar canadense.