Título: Operadoras lançam celulares especiais
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 05/10/2004, Empresas & Tecnologia, p. B-3

As Meninas Superpoderosas, Johnny Bravo e a apresentadora Xuxa pularam da televisão para os celulares. As operadoras de telefonia buscaram a ajuda de personagens conhecidos do público infantil para conquistar clientes cada vez mais jovens. "A idade de entrada no mercado está diminuindo e estamos trabalhando de forma segmentada", diz o gerente de marketing da TIM, Marco Lopes. Já não é difícil encontrar crianças de nove ou dez anos com um celular. "Elas querem ter para se enturmar e os pais vêm no telefone uma ferramenta de segurança", diz. A TIM tem desde o ano passado modelos em parceria com a Cartoon Networks. A Oi lançou há dois anos o celular da Xuxa - o aparelho é colorido e toca a música "Ilariê". "Queremos que seja o primeiro celular dos nossos clientes", diz a gerente de marketing, Flávia Barros. A Vivo não tem produtos específicos para crianças, mas busca formas de se apresentar a esses potenciais clientes. Em parceria com a Estrela, lançou uma versão da boneca Susi que usa um "walkie-talkie" com a marca Vivo. O vice-presidente de marketing, Luiz Avelar, diz que 2% dos assinantes da empresa têm menos de 12 anos.