Título: Chapa pura novamente descartada
Autor: Mello, Alessandra; Azevedo, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 05/03/2010, Política, p. 3

Ao negar com veemência a postura de subalterno na aliança, governador mineiro enfatiza que ninguém vota em vice no Brasil

Aécio recebe cumprimentos na inauguração da nova sede do governo

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), foi veemente ao negar que pretenda compor uma chapa presidencial com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). ¿Ninguém vota no Brasil em vice-presidente da República¿, disse, logo depois do almoço no Palácio da Liberdade, que reuniu o vice-presidente José Alencar (PRB), ministros, parlamentares e governadores de vários partidos. Presente, Serra evitou a imprensa, assim como fez durante toda a permanência em Belo Horizonte.

Já o deputado federal Ciro(1) Gomes (PPS-CE), cotado como candidato a vice-presidente numa eventual chapa encabeçada por Aécio, conversou animadamente e posou para fotos junto com o governador mineiro, da sacada do Palácio. No dia anterior, Serra e Aécio tiveram um encontro reservado em Brasília, mas o governador mineiro garantiu que ainda não foi a conversa definitiva que motivasse uma declaração pública.

Aécio refutou também a possibilidade de substituir Serra como candidato a presidente da República se o governador paulista optar pela candidatura à reeleição em São Paulo. ¿Vou dizer taxativamente, o tempo de uma eventual candidatura minha à Presidência da República passou. Não será dessa vez¿, disse, se colocando como ¿um soldado do partido¿, que apoiará Serra, assim que seu nome for oficializado. ¿Me preparei para apresentar uma proposta de candidatura presidencial, respeito a decisão do partido. Vou ser um instrumento de soma e não de divisão¿, pontuou. O governador mineiro garantiu que não mudará de posição, mesmo que Serra desista. ¿A partir do momento em que anunciei (que estava fora da disputa), não fiz isso para ter retorno lá adiante¿, pontuou.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), rechaçou a pressão que tucanos e políticos do DEM e do PPS fazem para que Aécio aceite compor a chapa com Serra. ¿Cria-se um salvacionismo que não é real, porque quem ganha eleição não é o vice, é o candidato a presidente. Pode colocar o (ex-presidente da África do Sul) Nelson Mandela como vice que, se o candidato for fraco, não adianta¿, argumentou. ¿Vamos ter abertura para conversas mais íntimas a partir do momento em que Serra se lançar. Não para fazer como a Dilma faz, mas para se comportar como pré-candidato, conforme prevê a legislação, e depois como candidato, também dentro da lei¿, disse, logo depois do almoço. Já para o deputado José Aníbal (PSDB-SP), ligado a Serra, não há dúvidas de que o governador paulista é o candidato a presidente. Ele insistiu no nome de Aécio para compor. ¿Para vice temos Aécio e Aécio¿, afirmou.

História Em um discurso emocionado e em tom de despedida do governo de Minas, Aécio reverenciou o centenário de Tancredo Neves durante a solenidade de inauguração da Cidade Administrativa. Diante de senadores, ministros, governadores, além de deputados federais e estaduais mineiros, Aécio recuperou as grandes figuras mineiras que construíram a história do Brasil e mandou um recado claro: ¿Minas foi, é e será sempre o centro¿.

Num momento em que os tucanos se debatem em torno da formação da chapa que concorrerá ao Planalto, Aécio afirmou: ¿O tempo da história não é o passado. Não é o presente. O tempo da história é sempre. É ela que nos dá a referência fundamental do que fomos, alimenta o que somos e forja aquilo que poderemos vir a ser¿.

Apresentada pela atriz Cristiane Torloni, que ao lado de Tancredo Neves engrossou vários palanques das Diretas Já país afora, a solenidade foi acompanhada por cerca de 8 mil pessoas. Ainda em referência àqueles anos de luta pela redemocratização do país, a voz de Fafá de Belém ecoou o Hino Nacional. Na sequência, o operário Airton Teixeira, que participou dos trabalhos ao longo dos dois anos da construção da cidade administrativa, entregou um capacete ao governador mineiro.

1 - Ciro alfineta Serra O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato à Presidência, criticou a pressão feita pelo PSDB e pelo DEM para que o governador Aécio Neves (PSDB) aceite ser candidato a vice em uma chapa encabeçada pelo governador paulista, José Serra. ¿A turma de São Paulo quer resolver esse problema no gabinete. Querem tirar a política do povo. O Aécio tem delegação de Minas para ser presidente, não para ser vice de um cara que impede ele de ser presidente¿, afirmou Ciro. Segundo ele, uma eleição com Dilma, Aécio e ele no páreo facilitaria um entendimento futuro e enterraria a política de ódio e a disputa entre PT e PSDB de São Paulo , que domina o poder desde a eleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994.