Título: Alimentos e combustíveis afetam varejo em fevereiro
Autor: Vera Saavedra Durão
Fonte: Valor Econômico, 15/04/2005, Brasil, p. A3

As vendas no comércio varejista em fevereiro cresceram 1,32% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta é a 15ª consecutiva, embora o resultado seja, ao mesmo tempo, o menor índice de crescimento verificado no período. Em janeiro passado, por exemplo, as vendas foram 6,24% superiores às de janeiro de 2004. Neste ano, até fevereiro, as vendas registraram avanço de 3,84%. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 8,95%. Para o IBGE, no entanto, é preciso relativizar a comparação com fevereiro de 2004 (ano bissexto), "influenciada pelo chamado efeito-calendário, com um dia e um final de semana a mais". Além disso, como as vendas já estão em patamar bastante alto, lembram os responsáveis pela pesquisa, fica difícil manter fortes índices de crescimento. As vendas de móveis e eletrodomésticos subiram 16,10%, o melhor resultado do mês. Para o IBGE, o desempenho do segmento continua sendo estimulado pelas facilidades do mercado de crédito ao consumidor (desconto em folha, aumento do prazo de pagamento) e aumento da massa salarial. Já as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, fumo e bebida caíram 0,22%. A área, segundo o IBGE, foi uma das mais atingidas pelo efeito-calendário. Combustíveis e lubrificantes recuaram 8,65%, e tecidos, vestuário e calçados, 1,02%. A receita nominal do comércio em fevereiro expandiu-se 7,71% sobre igual mês de 2004, acumulando em 2005 crescimento de 10,39%. Entre os Estados mais representativos no comércio nacional, São Paulo registrou o pior volume de vendas em fevereiro, com queda de 3,88%. Em Minas, a queda foi de 1,91%. O desempenho foi positivo em 24 Estados, com destaque para Rondônia (32,99%), Acre (25,1%) e Sergipe (23,18%). O IBGE divulgou também os números do comércio varejista ampliado - inclui veículos, motos, peças e material de construção. As vendas no segmento subiram 0,26% em fevereiro sobre 2004, com alta de 3,93% no ano. A receita do comércio ampliado aumentou 9,04% em fevereiro e 13,37% no bimestre.(Agências noticiosas)