Título: A cidade dos superlativos
Autor: Werneck, Gustavo
Fonte: Correio Braziliense, 05/03/2010, Política, p. 3

Complexo arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer. Terreno receberá 350 mil mudas de plantas

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, inaugurada ontem, é a cidade dos superlativos. Tudo lá tem dimensões gigantescas, a começar pela sede oficial do governo de Minas, o Palácio Tiradentes, que é o maior prédio suspenso em concreto do mundo ¿ vão livre de 147 metros de comprimento e 26 metros de largura. Quem acha, no entanto, que só concreto e vidro dominam o ambiente está muito enganado, pois a área verde, no entorno dos prédios, recebeu 350 mil mudas de arbustos, árvores e flores brasileiras. Plantas aquáticas vão ornamentar dois lagos artificiais que dão mais beleza e leveza à paisagem.

O conjunto de prédios da Cidade Administrativa se completa com os prédios Minas e Gerais, projeto de Oscar Niemeyer, erguidos para centralizar as secretarias e os órgãos públicos. Satisfeita, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que está à frente do processo de mudança do funcionalismo público para a unidade do Bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova, disse que o ¿batismo de fogo¿ ocorreu quando os primeiros servidores foram transferidos, em fevereiro.

¿Já que as construções passaram no teste, hoje é dia de festa¿, disse, com um sorriso. Até outubro, quando os 16 mil funcionários estiverem nos prédios Minas e Gerais, os números de consumo interno vão saltar ainda mais aos olhos. Levantamento preliminar da empresa Accenture, contratada pela Secretaria de Planejamento para assessoria no processo de mudança, serão consumidos 6 mil quilos de comida e 3,2 mil litros de água por dia.

A Cidade Administrativa vai funcionar com uma série de serviços urbanos, diz Emília Guimarães, da Accenture, abrigando entre 50 lojas, 12 restaurantes e lanchonetes, bancos e um total de 15,5 mil computadores para atender os trabalhadores. Durante a manhã e no início da tarde de ontem, milhares de pessoas puderam admirar o conjunto arquitetônico situado à beira da Linha Verde, via expressa que liga que o centro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins.

Aço e vigas Totalmente revestidos em vidro, os prédios foram construídos em um tipo de concreto quatro vezes mais resistente do que o concreto armado. Um deles, o Tiradentes, se encontra suspenso por 1.080 cabos de aço presos a vigas de 20 metros de comprimento e 3,4 metros de altura, localizadas na parte superior e apoiadas em dois grandes pórticos paralelos. Tem como base quatro pilares de apoio e o extenso vão livre. Segundo os engenheiros, a estrutura do prédio foi concebida para suportar cargas em torno de 34 mil toneladas.

O número 3,2 mil Quantidade de litros de água que será consumida diariamente

O número 50 Lojas vão atender os trabalhadores

O número 15,5 mil Computadores disponíveis