Título: Concorrentes elogiam a decisão do órgão antitruste
Autor: Juliano Basile
Fonte: Valor Econômico, 06/10/2004, Empresa, p. B-3
A notícia de que a Nestlé perdeu mais um "round" na briga para ficar com a Garoto mal havia sido anunciada e as concorrentes da empresa suíça já estavam divulgando notas oficiais elogiando a decisão do Cade. As notas reforçaram também o interesse pela Garoto. A inglesa Cadbury Adams reafirmou o interesse de adquirir a Garoto, alegando que ainda não possui capacidade de produção no Brasil. Com receita mundial de US$ 8 bilhões, a empresa produz apenas guloseimas (chicletes, balas e confeitos) no país. "Reforçamos a importância de um processo claro que assegure a participação das empresas interessadas e o cumprimento dos prazos estabelecidos", informou a nota. A empresa se comprometeu, também, em manter a fábrica em Vila Velha (ES) e "investir para que a Garoto possa se desenvolver ainda mais e ocupar um lugar de maior destaque no cenário econômico nacional." Impedida pelo Cade de comprar a Garoto por já ter mais de 20% do mercado, a Kraft Foods - dona da marca Lacta - lutou desde o início contra a aquisição por parte da concorrente Nestlé. "A Garoto tinha um papel importante de rivalizar em preços com a Nestlé e a Kraft e se a decisão fosse favorável à Nestlé, os preços subiriam substancialmente", disse José Del Chiaro, advogado da Kraft. "Foi uma decisão favorável ao mercado e ao consumidor", acrescentou. Em nota oficial, a Kraft afirmou que a decisão do Cade "abre caminho para outro grande competidor do setor". As concorrentes da Nestlé têm um conjunto de motivos para se interessar pela Garoto. A empresa capixaba, de origem familiar, tem como um dos principais ativos a sua marca - conhecida não apenas aqui como em 40 países para onde exporta. Além disso, a operação industrial da empresa é concentrada. O centro de distribuição, a produção e a administração estão no mesmo local. Uma outra vantagem é a localização privilegiada, perto dos grandes centros consumidores e favorecida pelo porto de Vitória. Quem comprar a Garoto, leva uma empresa com vendas anuais de cerca de R$ 500 milhões, mais de três mil funcionários e uma participação de 21% do mercado de chocolates. Hoje o setor de chocolates é liderado pela Kraft, com 34% e seguido pela Nestlé, com 29%.