Título: Supermercado vende 13% mais em março
Autor: Arnaldo Galvão
Fonte: Valor Econômico, 20/04/2005, Especial, p. A14

As vendas do setor supermercadista em março apresentaram crescimento real de 16,41% em março, na comparação com fevereiro, e de 13,03% em relação ao mesmo mês em 2004, já descontando a inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). No trimestre as vendas acumularam crescimento de 8,63%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O aumento em relação a fevereiro, segundo a Abras, pode ser explicado pelo descompasso do calendário (31 dias em março contra 28 em fevereiro) e pelo feriado prolongado de Carnaval em fevereiro. Além disso, um outro fator que contribuiu positivamente para este crescimento foi a Páscoa, considerada o segundo melhor momento de vendas para o setor (só perde para o Natal), as quais concentraram-se entre os dias 21 a 26 de março. A Abras ressalta que será preciso esperar os dados de abril, quando se anulam os efeitos sazonais de Páscoa e de Carnaval, para se ter uma idéia do comportamento das vendas no ano. Segundo o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, o segundo trimestre do ano deve apresentar um crescimento menor do que registrado até agora, porque a base de comparação (mesmo período de 2004) é mais forte do que no primeiro trimestre.