Título: Estratégias para conquistar clientes
Autor: Jacilio Saraiva
Fonte: Valor Econômico, 26/04/2005, TECNOLOGIA & TELECOMUNICAÇÕES, p. F1;2;3;4

As empresas de data center não param de fazer investimentos para colecionar novos contratos e ganhar mais poder de fogo junto aos clientes. As estratégias incluem a abertura de unidades no Nordeste, a aquisição de companhias estrangeiras e a ampliação da infra-estrutura física e tecnológica. Com sede nos Estados Unidos, a Inter.net está presente em 12 países e abriu, em março, um data center em Recife (PE), em parceria com a Intelig Telecom, com mil servidores. O investimento de R$ 200 mil é para atender os usuários das regiões Norte e Nordeste. Em São Paulo, mantém uma unidade com a MetroRED, com 100 servidores. Ao todo, conta com mais de oito mil contratos, com capacidade tecnológica para 20 mil clientes, como a Cia. Athlética e o provedor Samba Internet. Em 2004, faturou R$ 8,4 milhões e pretende atingir os R$ 11 milhões em 2005. "Em pouco mais de um mês de operação já temos cinco novos clientes em Recife", revela Maurício Zanetti, diretor da Inter.Net. Os investimentos em 2005 ultrapassam R$ 500 mil e serão dirigidos para a renovação do parque tecnológico e desenvolvimento de novas aplicações focadas em serviços remotos. Já a Edinfor, empresa do grupo português EDP, acaba de ser adquirida pela inglesa Lógica CMG. A Edinfor trabalha com data center no Brasil desde 2001 e possui uma unidade de mil metros quadrados em Mogi das Cruzes (SP), avaliada em mais de R$ 15 milhões. Faturou R$ 54 milhões em 2004, 20% a mais que em 2003. Este ano, o objetivo é garantir receita com o aumento da base de clientes no setor de energia e utilities, além da expansão dos negócios em outros mercados. A Edinfor atende a Bandeirante Energia, de distribuição de energia elétrica. A Impsat, que oferece soluções de data center para a América Latina, vai ampliar instalações no Brasil, onde sua receita cresceu 49% em 2004 em relação a 2003. As reformas levarão mais 500 metros quadrados para a filial de São Paulo e 1,5 mil metros quadrados à unidade do Rio de Janeiro. A companhia, com 240 clientes, possui ainda um data center em Curitiba e escritórios em Londrina, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Campinas. Também está presente na Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Equador, Venezuela e nos Estados Unidos. "Estamos analisando a construção de um novo data center em outra cidade brasileira", diz Eraldo Jiaqueto, diretor comercial da Impsat, que em 2004 fechou um contrato com a Petrobras. (J.S.)