Título: Porto de São Sebastião pode ser nova rota para açúcar
Autor: Mônica Scaramuzzo
Fonte: Valor Econômico, 28/04/2005, Agronegócios, p. B10
O porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, pode ser uma nova rota para exportação brasileira de açúcar. Neste mês, um embarque-piloto de 14 mil toneladas foi realizado no porto e poderá ter continuidade nesta safra. "Os custos de embarque e dos pedágios são mais baixos se comparados com o porto de Santos (SP)", disse Marco Aurélio Dias, diretor comercial da Frette e Cargo, empresa de operação logística, responsável pelo embarque-piloto. Dias disse que tem interesse em manter os embarques por São Sebastião, uma vez que há longos períodos de espera em Santos (SP). Apesar dos custos mais baixos, a estrutura portuária em São Sebastião oferece algumas limitações. "Não há estruturas físicas no porto para recepcionar navios de grande porte", afirmou Dias. O porto de São Sebastião também não tem estrutura para embarques de açúcar a granel, apenas ensacado. O executivo afirmou que os custos de embarque estão entre 15% e 20% mais baixos que em Santos. Apesar da maior distância do pólo produtor de açúcar de Ribeirão Preto - em torno de 470 quilômetros de São Sebastião e 390 quilômetros de Santos -, os custos com pedágio também são menores. No ano passado, Santos respondeu por 70% dos embarques nacionais de açúcar, ou 11 milhões de um total de 15,7 milhões de toneladas exportadas em 2004. Segundo Percy Arruda, chefe do departamento comercial do porto de São Sebastião, o porto já recebeu várias consultas de outras empresas de logística para dar continuidade aos embarques, mas não há nada fechado. Há dez ano o porto chegou a escoar açúcar. Além do açúcar, o porto também já embarcou neste ano caroço de algodão. "Fizemos o primeiro embarque em março e temos outro agendado para maio", afirmou Arruda. Atualmente, o porto de São Sebastião tem estrutura para exportar automóveis. O porto tem um perfil de recepcionar produtos. Por São Sebastião chegam malte, cevada e sulfato de sódio. Para dar continuidade a futuros embarques de commodities, o porto precisaria de mais investimentos em armazenagem e estrutura para recepcionar navios de maior porte. A Secretaria de Transporte do Estado de São Paulo informou, por meio de sua assessoria, que há projetos do governo do Estado no valor de R$ 155 milhões para a construção de uma nova ponte de acesso com estrutura para receber mais dois berços para atracação de navios e aumento do calado, que passará de 8,5 metros para 14 metros. Segundo Arruda, São Sebastião recebeu em 2004 investimentos para pavimentação de avenidas próximas ao porto. Segundo uma grande trading, há projetos, não confirmados, para que São Sebastião tenha estruturas no futuro para exportar álcool. "Se realmente ocorrer, pode ser interessante para as tradings."