Título: Losango cresce mais de 60% só no 1º trimestre
Autor: Alex Ribeiro
Fonte: Valor Econômico, 28/04/2005, Finanças, p. C1
Depois de dobrar o lucro e elevar sua rede de 120 para 300 lojas em 2004, alavancada por sua aquisição pelo HSBC, a financeira Losango alcançou mais uma vez um crescimento robusto, de mais 60%, no primeiro trimestre deste ano. Segundo o presidente da empresa, Leonel Andrade, o segmento de empréstimo pessoal teve expansão de 76% e o de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), cresceu 51%. "Esses números são certamente acima da média do mercado. É um ótimo resultado, se observarmos os números de crescimento das vendas no varejo e atacado, que estão calculados em cerca de 16%", diz Andrade. Mantido esse ritmo, a financeira pode até superar a meta de crescimento para o ano, que é de 40%. De acordo com o executivo, o giro (novos financiamentos) mensal da carteira de empréstimo pessoal está hoje em R$ 100 milhões enquanto o do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) está em R$ 300 milhões. A idéia é fechar o ano com R$ 4,5 bilhões de faturamento, o que representaria uma carteira de crédito de R$ 3,2 bilhões. Para Andrade, a guerra será acirrada no mercado de crédito popular este ano. Segundo ele, a enorme concorrência tem feito com que as taxas caiam - embora ainda menos que o desejado - e com que os prazos fiquem cada vez maiores. "Há dois anos, o nosso prazo médio dos financiamentos era de seis meses e agora já é de 11, a taxa média do CDC era de 8% ao mês e agora é de 5%", revela o executivo. "Isso está acontecendo no mercado como um todo, as margens estão menores e os prazos de financiamento maiores, ou seja, a consolidação vai continuar, é inevitável, no futuro devem restar cinco grandes nesse negócio", prevê Andrade. Ele acredita que a boa sinergia que vem sendo obtida com o HSBC coloca a Losango em condição de crescer de forma orgânica. "Sempre estivemos isolados na liderança do CDC e passamos à frente também no empréstimo pessoal", avalia. A sinergia com o controlador HSBC tem gerado grandes expectativas tanto para o banco quanto para o presidente da financeira. Segundo Andrade, no ano passado o HSBC aumentou em quase 500 mil clientes a sua base, com os clientes que a Losango enviou. "Estamos enviando um cadastro mensal com 200 mil clientes para o banco prospectar", diz Andrade. Os planos do HSBC são os de elevar os atuais 322 pontos de venda da Losango para 500 até 2008. No ano passado, a financeira representou 22% do lucro do banco, com o acréscimo de R$ 100 milhões ao resultado total.