Título: 'Valor' chega aos 5 anos com marca consolidada
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/05/2005, Especial, p. A14

O Valor comemora hoje cinco anos em evento com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sede da Fiesp, em São Paulo. Além do quinto aniversário, o jornal tem outra razão para celebrar: acaba de assumir a liderança em publicidade legal de circulação nacional, o principal filão do mercado para veículos diários de economia e negócios. No primeiro trimestre de 2005, segundo levantamento da J.H. Consultoria, com base no volume de anúncios publicados, o Valor obteve 52,5% desse mercado de publicidade legal nacional em jornais de economia. Seu principal concorrente ficou com 47,5%. O crescimento da participação do Valor tem sido constante desde o seu lançamento. Em 2001, o jornal tinha market share de 22,4%, índice que subiu sem interrupção até atingir os 52,5% do primeiro trimestre de 2005. Em 2004, o crescimento, sempre considerando o primeiro trimestre, período de maior concentração desse tipo de anúncio, foi de 31,6% em relação a 2003. De 2004 para 2005 houve expansão ainda maior: 53,1%. A liderança nessa fatia do mercado chega no momento em que o Valor ganha ampla aprovação de seus 200 mil leitores diários - 94% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o jornal. Desde dezembro, o jornal está no Instituto Verificador de Circulação (IVC), que atesta tiragem diária de 60 mil exemplares e 50 mil assinantes. Em média, cada jornal é lido por 3,6 pessoas. A diretora de Redação, Vera Brandimarte, considera que o Valor firmou-se como o principal veículo brasileiro de economia e negócios por conta de seu projeto original inovador e de seguidos aprimoramentos tanto no jornal quanto em outras publicações e iniciativas no setor. "O crescimento de circulação e publicidade reflete a grande abrangência e a qualidade das publicações", afirma. A família Valor conta, por exemplo, com cinco anuários, entre eles o "Valor 1000" e o "Valor Grandes Grupos", as duas mais completas publicações anuais sobre as grandes corporações do país. Na área de revistas, tem a ValorInvest, especializada em investimentos pessoais e com o ranking dos fundos da Standard & Poor's. Tem também a revista mensal Estampa, premiada internacionalmente com pelo seu design inovador. Edita o Guia Veículos, publicação mensal com os preços de carros, referência para o mercado segurador. Por ano, o jornal publica em média 60 suplementos especiais sobre variados assuntos da economia, inclusive o principal caderno regular da imprensa nacional dedicado à Responsabilidade Social. Para o diretor-presidente do Valor Econômico S/A, Nicolino Spina, a liderança em publicidade legal tem uma explicação simples: "A decisão sobre onde publicar um balanço, muito importante, é sempre discutida nas assembléias de acionistas, ou seja, pelas pessoas em posição de liderança nas empresas". Essas pessoas, segundo Spina, passaram a ler diariamente o Valor, "o que as leva naturalmente a defender a publicação de balanços no jornal que adotaram e a rejeitar aquele que estão abandonando". "Por isso, já conquistamos a fidelidade de todas as grandes companhias abertas para a publicação de seus balanços, com raras exceções", acrescenta o diretor comercial, Celso Pinheiro. Ele prevê, com base nos números do trimestre, que o faturamento publicitário do Valor será este ano cerca de 30% a 40% superior ao do concorrente. "Além da quantidade, o leitor dá muita importância à qualidade e a exclusividade das informações", afirma Vera Brandimarte. Ela lembra que o Valor tem sido responsável por uma série de informações de negócios em primeira mão. O jornal noticiou, por exemplo, com dois dias de antecedência, a megafusão da Ambev com a Interbrew. Em 2002, foi o primeiro a alertar os investidores de que os fundos seriam obrigados pelo BC a fazer a polêmica marcação a mercado. Também foi o primeiro a mostrar, no dia 4 de janeiro, que o governo havia incluído na MP 232, que reajustava a tabela do IR na fonte, a elevação de uma série de impostos sobre as empresas.