Título: BRA e Trip começam a efetivar plano de expansão
Autor: Daniel Rittner
Fonte: Valor Econômico, 04/05/2005, Empresas &, p. B3

A BRA Transportes Aéreos, companhia especializada em vôos fretados (charter), pretende inaugurar suas primeiras rotas regulares até o fim de junho. A empresa já obteve autorização do Departamento de Aviação Civil (DAC) para operar linhas regulares e negocia os melhores horários de pouso e decolagem com o órgão regulador, buscando principalmente períodos antes reservados à Vasp, hoje paralisada e sob intervenção. Os planos da BRA vão longe. Além de iniciar essas operações no mercado doméstico, a empresa sonha com rotas internacionais, que atualmente faz apenas com aviões fretados. A idéia é, no futuro próximo, ter ligações regulares entre o Nordeste e a Europa, disse, ontem, Humberto Folegatti, diretor-presidente da BRA. Os principais alvos são Natal, Fortaleza e Salvador-Porto Seguro, de um lado do Atlântico, e Lisboa, Madri, Barcelona e Milão, na outra ponta. Essas cidades já são atendidas por quatro vôos charter semanais da BRA. Em junho, esse número subirá para seis, segundo Folegatti. Ele já entregou ao DAC pedidos para aumentar a quantidade de vôos para 12 por semana. O passo seguinte poderia ser a transformação de pelo menos parte deles em regulares. "Existe interesse da nossa parte e espaço nos acordos bilaterais", afirmou. A idéia inicial da BRA era vender bilhetes para a ponte aérea Rio-São Paulo por algo entre R$ 129 e R$ 169. Mas as recentes altas na cotação do querosene podem tornar o preço impraticável. "Os combustíveis representam mais de 50% dos nossos custos operacionais", disse Folegatti. A BRA tem planos de importar mais dez aeronaves, da mesma linha das nove já disponíveis - aviões Boeing dos modelos 737-300, 737-400 e 767-300. O DAC autorizou recentemente a incorporação dos jatos. Quem também está voando alto é a Trip Linhas Aéreas. Com enfoque em linhas regiões do Centro-Oeste e do Paraná, a companhia começou a expandir as suas operações na segunda-feira, com a entrada em vigor de um acordo operacional com a Rico. A Trip aumentou de 19 para 34 o número de cidades atendidas, voando para a Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre e Rondônia). A empresa vai operar rotas antes feitas pela Rico. A Rico se concentrará em 16 rotas, metade do que fazia, mas pretende aumentar a capacidade dos vôos. "Queremos atender a 12 novas cidades por ano e aumentar em 35% o número de passageiros", disse José Mário Caprioli dos Santos, presidente da Trip. (DR)