Título: Varejo amplia mix e confecção adapta uniforme
Autor: Vanessa Jurgenfeld
Fonte: Valor Econômico, 05/05/2005, Empresas &, p. B6

Se Deus mora nos detalhes, então o golfe é o esporte mais abençoado do planeta. Para começar, os tacos podem variar conforme o peso, a altura e o estilo de tacada do jogador (há quase quinze modelos diferentes); os sapatos têm sola com tachinhas removíveis para melhor fixação na grama; as camisetas precisam ter golas; e as calças não podem ser justas ou largas demais, mas ter a exata medida para favorecer as jogadas e acomodar as bolas de golfe, que são guardadas nos bolsos. Para atender essa clientela, surgem no mercado brasileiro lojas especializadas, que vendem roupas, acessórios e equipamentos importados e nacionais. Aberta há três meses, a loja de roupas e acessórios Absolute Golf, no Shopping Iguatemi, é fruto da insatisfação de um jogador: o empresário Homero Setti Jr., que pratica golfe há dois anos e precisava viajar ao exterior para comprar seus apetrechos. "Resolvi montar uma loja e fazer uma aposta no crescimento do esporte", diz Setti Jr. O empresário, que investiu R$ 300 mil, tem expectativa de faturar, no médio prazo, R$ 80 mil por mês. "A Absolute é a primeira loja de golfe em shopping do Brasil", afirma. Quase todas as marcas comercializadas na Absolute são provenientes dos Estados Unidos. Entre elas, estão Greg Norman, Callaway, Ping, Taylor Made, Titleist, Oakley e Golf Walk. "O que eu não tenho em estoque, pode ser encomendado", diz Setti Jr. Quem não tem intimidade com o esporte, pode até se assustar ao se deparar com um taco de golfe de R$ 1,9 mil ou um sapato de R$ 1,3 mil. Mas, segundo o empresário, a Absolute tem produtos para todos os tipos de jogadores. "Para os iniciantes eu recomendo comprar tacos usados", diz ele, que também vende modelos de segunda mão por preços bem mais módicos. Para o empresário, a popularidade do esporte tem crescido tanto que sua loja já virou uma espécie de ponto de encontro entre os jogadores. "Tenho mais de mil clientes cadastrados." Outra que comemora o crescimento do esporte é a rede francesa Decathlon. Presente no Brasil desde 2001, a rede tem uma loja em Campinas e outra em São Paulo (esta, aberta ano passado). Segundo Fábio Gonçalves, gerente da seção de esportes de raquetes e golfe da Decathlon, as vendas de artigos para golfe aumentaram 50% no primeiro quadrimestre de 2005, em relação ao mesmo período de 2004. "Chegamos a vender mil itens, por mês", diz Gonçalves. A empresa, atualmente, tem apenas tênis e acessórios para iniciantes, mas, a partir de agosto, terá equipamentos para jogadores de nível avançado. "Nosso diferencial é vender produtos com marca própria, que têm qualidade e preço mais baixo", afirma o gerente da Decathlon. O mix de produtos também vai aumentar: hoje, a loja vende cerca de 30 itens diferentes para golfe. Até o meio do ano, esse número subirá para 45. Apesar da gradativa popularização do golfe, poucas empresas se animaram a produzir artigos destinados ao esporte, por aqui. Entre as marcas com maior destaque na confecção de uniformes estão a Sucré Golf e a linha Terravista por Rosa Chá. Esta foi encomendada pelo empresário Michael Rumpf-Gail, dono do complexo turístico Terravista Golf Course, em Trancoso (Bahia), ao estilista Amir Slama. As roupas da Rosa Chá estão à venda desde o final do ano passado, na loja do campo de golfe do Terravista, e agora chegaram à Absolute. "As roupas feitas aqui têm muita qualidade", diz Setti Jr. Para Eliana Succar Assad, proprietária da grife Sucré Golf, a demanda por roupas para a prática do esporte só tem aumentado. Tanto, que a coleção, que por enquanto é só feminina, vai crescer e atender também o público masculino, dentro de seis meses. "A roupa que nós fazemos não segue a modelagem americana", diz Eliana, que vem atuando no mercado de golfe há um ano e já produz cerca de 400 peças, por mês. "Nossas calças são mais ajustadas, para atender o gosto da jogadora brasileira", explica. Mas os detalhes de modelagem característicos do esporte não foram ignorados: as saias-calças ou as bermudas chegam até os joelhos (shorts são proibidos), as calças são mais curtas na parte de atrás e o tecido é 100% algodão, para garantir o conforto. E as camisetas pólo não podem ser curtas demais, para não mostrar a barriga durante o jogo. Tudo em nome do estilo que rege a cartilha do esporte.