Título: Crédito e prazo longo impulsionam o varejo
Autor: Raquel Salgado
Fonte: Valor Econômico, 10/05/2005, Especial, p. A14

O crédito foi a mola propulsora do varejo no Dia das Mães. Em São Paulo, 71% das vendas foram realizadas por meio de cartão de crédito, sendo que, desse percentual, 41% dos consumidores optaram pelo parcelamento. Ao mesmo tempo, as vendas à vista representaram apenas 11% do total, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). Situação semelhante foi verificada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na semana que antecedeu o Dia das Mães, as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que mede as vendas a crédito, subiram 5,7%. As vendas com cheque cresceram menos - 1,9% na comparação com igual período do ano anterior. Na avaliação de Guilherme Afif Domingos, da ACSP, o resultado dos cheques ficou abaixo das expectativas, mas pode ser considerado razoável tendo em vista que o movimento na semana do Dia das Mães de 2004 foi muito bom. Os shoppings apuraram alta entre 8% e 10% nas vendas. De acordo com a Associação de Lojistas de Shopping, a Alshop, alguns shoppings da capital paulista chegaram a registrar público superior a 100 mil somente no sábado, o que representa acréscimo de 20% em relação a um dia normal, e de 12% em relação ao mesmo período de 2004. O presente preferido foi o aparelho celular, seguido de roupas e calçados. O tíquete médio gasto aumentou de R$ 55 para R$ 80. Para Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, o bom desempenho do comércio se deu pela facilidade de pagamento, com extensão dos prazos, e pela melhora da massa salarial, uma vez que o desemprego está em patamares menores do que os de maio do ano passado. Segundo a Fecomercio, os consumidores compraram 4,6% a mais do que no ano passado. As vendas de duráveis (eletrodomésticos e eletroeletrônicos) avançaram 4,4%, enquanto as de semiduráveis (vestuário e calçados) cresceram 4,8%. O valor médio do presente teve aumento real de 11% e chegou a R$ 52,50.