Título: Nelson Piquet entra no negócio da educação on-line
Autor: João Luiz Rosa
Fonte: Valor Econômico, 15/10/2004, Empresas, p. B-2

Há uma década na direção da Autotrac, o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet percebeu, há alguns meses, que era preciso reduzir o custo de treinamento do software usado pela companhia de monitoramento de frotas via satélite, que ele criou depois de deixar as pistas de corrida. "O software é complexo e, por isso, o custo de treinamento era alto", recorda-se o ex-corredor. Foi quando ele reencontrou o amigo Paulo Milet, companheiro dos tempos de kart. Sócio-fundador da Eschola.com, empresa especializada em educação à distância, Milet assumiu a tarefa, com seu sistema de treinamento via internet. O resultado é que só nos últimos quatro meses foram treinados mais de 3 mil caminhoneiros. O resultado impressionou tanto Piquet que ele decidiu entrar na sociedade. Comprou 33,33% da Eschola.com, a mesma participação de Milet e de Nelson Silveira, ex-executivo da Xerox. Desde ontem, quando o negócio foi anunciado, está no ar o novo portal da companhia, que marca também a reformulação da estratégia comercial. Desde que foi criada, em 2001, a Eschola.com estava concentrada na oferta de cursos feitos sob medida para grandes empresas, como o Carrefour, diz Milet. Essa atividade terá continuidade, mas o foco, agora, será direcionado à produção de cursos de aperfeiçoamento profissional mais genérico, que poderão ser comprados por várias empresas ao mesmo tempo e - esta é a maior novidade - por clientes individuais. A partir de novembro, serão oferecidos 12 cursos em três áreas diferentes: comércio exterior, logística e o uma divisão batizada de SMS (saúde, meio ambiente e segurança). Na última área também está incluído treinamento referente à responsabilidade social. "São todos cursos livres, que não precisam de registro no MEC", diz Milet. Até março, porém, a meta é elevar essa oferta para 60 cursos, 20 em cada uma das áreas definidas. É quando a Eschola.com pretende enfatizar a busca pelo usuário individual. Entre os treinamentos em estudo para entrar no ar estão cursos preparatórios para concursos públicos e exames pré-vestibulares. "Estamos lançando o serviço para a massa", afirma Piquet, que pretende atuar como um "vendedor" do serviço, sem entrar na área administrativa ou técnica. É em março também, quando a oferta estiver completa, que os três sócios pretendem lançar uma ampla campanha de marketing. O investimento inicial no Eschola.com está estimado em R$ 6 milhões até junho do próximo ano, mas o montante pode aumentar, diz Piquet. "Só com a publicidade, o valor pode dobrar." A expectativa é encerrar o primeiro ano com faturamento de R$ 10 milhões, afirma Milet. A projeção é alcançar cerca entre 5 mil e 10 mil alunos por curso, em um horizonte de dois anos, o que totalizaria de 300 mil a 600 mil alunos. No mundo, os investimentos em educação à distância somaram US$ 6,6 bilhões no ano passado e devem alcançar US$ 10 bilhões até 2007, segundo dados atribuídos pela empresa ao instituto de pesquisa IDC. No país, os investimentos em 2003 chegaram a US$ 80 milhões no ano passado, de acordo com o portal E-Learning Brasil, um crescimento de 33% em relação a 2002. É nesta onda de crescimento que Piquet e seus sócios apostam, apesar de o negócio ainda ser incipiente. "Há dez anos, quando investi US$ 30 milhões na Autotrac, também diziam que era loucura. A empresa começou com 25 funcionários e hoje tem mil."