Título: Conar volta a suspender campanha de pneus
Autor: Marli Olmos
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2005, Empresas &, p. B5

Nunca antes o tema pneu havia ocupado tanto o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). Em fevereiro, o órgão atendeu solicitação do setor de remoldados e suspendeu um anúncio de televisão dos fabricantes. Nesta semana, foi o oposto: a pedido da indústria, o Conar suspendeu uma campanha impressa dos reformadores de pneus. Nos bastidores, integrantes de ambos os lados explicam que a briga - num setor que há anos manteve-se longe de polêmicas - esquentou em razão do interesse de ambos os lados pelo crescente mercado de reposição. As ofensas surgiram nos dois lados. No filme publicitário da Associação Nacional da Indústria de Pneus (Anip), que saiu do ar em fevereiro, o personagem tirava uma máscara e mostrava um rosto desfigurado para alertar o consumidor sobre a diferença entre pneu novo e remoldado. Na publicidade vetada nesta semana, a Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados (Abip) e a BS Colway, empresa de pneus reformados, utilizavam a expressão "os fora-da-lei" em referência aos fabricantes de pneus e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A campanha acusava a ANIP de não cumprir as exigências do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para a coleta e destinação de pneus inservíveis. Para esquentar a briga, ontem, os fabricantes de pneus distribuíram nota à imprensa sobre outra polêmica. A Anip lembrou que está em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais, do Senado, projeto de lei do senador Flávio Arns (PT/PR) que busca legalizar a importação de pneus usados. Os pneus usados importados são utilizados para a reforma. Transportadoras são os maiores clientes do produto reformado para uso em caminhões e ônibus. A remoldagem é uma etapa mais completa que a recapagem (reposição da banda) e da recauchutagem (banda e "ombros", que são as curvas do pneu). A remoldagem cobre todo o pneu.