Título: Abilio Diniz alfineta o concorrente
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2005, Empresas &, p. B6

Abilio Diniz não poupou provocações ao Wal-Mart em palestra proferida ontem, logo após uma apresentação do CEO para as Américas do grupo americano, Craig Herkert, durante seminário na feira da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo. "Eles dizem que é preciso fazer a diferença. Quem faz a diferença somos nós (no Brasil)", alfinetou Diniz, que, ao responder uma pergunta da platéia, ainda afirmou que "não é necessário se preocupar com os (grupos) globais". "Temos um grande respeito pela CBD (grupo Pão de Açúcar). Nós aprendemos muito com eles", disse Herkert, que estava na platéia, sentado em frente a Diniz. Nos bastidores, a pergunta era: "Por que Diniz atacou o Wal-Mart e não o Carrefour, na verdade seu maior rival?". As provocações foram interpretadas como um sinal de que o Wal-Mart começa a incomodar seus competidores, depois de uma permanência apática por 10 anos no país. Por ironia, quando perguntado sobre se a conquista da liderança é um objetivo do Wal-Mart no Brasil, Herkert respondeu: "Queremos ser os melhores, não os maiores". Essa era justamente a resposta de Diniz na época em que o Carrefour era a número 1 no país, até 1999. Diniz disse que não descarta a possibilidade de abrir lojas em Portugal. "Estamos prospectando as oportunidades. Nós já estivemos presentes em Portugal no passado". Na semana passada, Diniz firmou um acordo com o francês Casino, que passou a dividir com ele o controle do Pão de Açúcar. (CF)