Título: Perdigão investe R$ 41 milhões no Paraná
Autor: Vanessa Jurgenfeld
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2005, Agronegócios, p. B13

A Perdigão iniciou investimentos de R$ 41 milhões em seu complexo industrial de Carambeí, na região dos Campos Gerais, no Paraná. Os recursos estão sendo usados principalmente para a ampliação da capacidade produtiva da unidade. O objetivo é aumentar as vendas de produtos derivados de carne de peru para o mercado europeu. De acordo com o diretor de relações institucionais da Perdigão, Ricardo Menezes, os recursos serão usados para a implantação de uma nova linha de produtos cozidos de carne de frango, peru e bovino destinadas ao mercado europeu. Também será instalado um novo incubatório novo de aves na região. Com a ampliação, a capacidade de abate de suínos será duplicada, atingindo dois mil animais/dia. Já a capacidade de abate de peru passará de 6,5 milhões de cabeças por ano para 8 milhões de cabeças por ano. O incubatório será construído na cidade de Castro, e nele a companhia vai aplicar R$ 18 milhões. O alojamento começará no segundo semestre deste ano, com uma produção de um milhão de ovos por semana, capacidade que será duplicada em 2006. Para suprir a demanda do incubatório, a empresa buscará parcerias para a construção de 18 núcleos de produção, o que exigirá de cada parceiro investimento de cerca de R$ 1 milhão. No total, R$ 8 milhões serão destinados à ampliação dos abates, sendo R$ 4,5 milhões para a área de perus e R$ 3,5 milhões para a área de suínos. Menezes evitou falar sobre conjuntura econômica, mas destacou que hoje a empresa vê oportunidade grande de crescimento das vendas de peru no mercado externo. Segundo ele, desde 2000, quando a Perdigão começou a produzir perus em Carambeí, a empresa ainda não havia feito investimentos tão altos de uma só vez. "Até agora os investimentos haviam sido pulverizados", disse. Menezes explicou que a companhia está investindo em produtos de maior valor agregado, como os cozidos, para diminuir as exportações in natura e assim ampliar a receita cambial. Segundo a Perdigão, os investimentos no Paraná resultarão em 470 novos empregos diretos e 100 novos integrados para a área de perus e suínos. Hoje são um mil integrados. A ampliação no Paraná faz parte do processo de internacionalização da Perdigão, que já anunciou investimentos em Santa Catarina, Goiás e em Brasília. A Perdigão chegou ao Paraná em 2000, quando adquiriu 51% do capital da divisão de produtos cárneos da Batávia. Um ano mais tarde, comprou os restantes 49% e incorporou a empresa, preservando a marca Batavo.