Título: BB neutraliza greve com operações eletrônicas
Autor: Alex Ribeiro
Fonte: Valor Econômico, 15/10/2004, Finanças, p. C-2

A greve dos bancários, que foi mais forte nas instituições públicas, não impediu que o Banco do Brasil continuasse a faturar com a venda de produtos financeiros. Pelo contrário: o banco registrou aumento na comercialização de serviços distribuídos por canais eletrônicos, com a ajuda do maior afluxo de clientes aos terminais de auto-atendimento. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o empréstimo pessoal com consignação em folha de pagamento - que se tornou a nova vedete no mercado de crédito, graças aos seus baixos índices de inadimplência. Em setembro, mês em que a greve teve início, foram fechadas 43 mil operações de empréstimos, um aumento de 22% em relação às 35 mil operações de agosto. Em volume financeiro, as contratações de empréstimos chegaram a R$ 120 milhões. A venda desse produto financeiro ganhou impulso durante a greve em virtude da abordagem ativa nos terminais de auto-atendimento. Quando vão fazer operações rotineiras como saques e consulta de saldos, alguns clientes - que foram pré-selecionados por seu perfil sócio-econômico - se vêem diante de telas que oferecem os mais diversos produtos. "As abordagens são feitas sob medida", disse o diretor de Varejo do BB, Edson Monteiro. "Quando acontecem greves, é natural que melhore a performance dos terminais de auto-atendimento." Com essa estratégia, em setembro houve um incremento de 28,6% nas operações contratadas na linha de crédito dirigida a aposentados e pensionistas que recebem mais de dois salários mínimos. O número de operações subiu de 21 mil para 27 mil entre agosto e setembro. Em outubro, o volume de vendas segue relativamente alto: 8 mil até o dia 11. Houve expansão na linha de microcrédito, na qual foram contratadas 65 mil operações em setembro, ante 62 mil em agosto. Em volume financeiro, o aumento foi de R$ 30 milhões para R$ 32 milhões. As vendas em outubro seguem a mesma tendência de expansão, com um total de 17 mil operações. Ainda não existem dados disponíveis em relação à venda de seguro de vida e consórcios, mas as informações preliminares são de que tiveram bom desempenho. O crédito para a aquisição de materiais para construção não sofreu abalos, pois as operações são fechadas por meio de terminais instalados em lojas. Foram contratados R$ 80 milhões em empréstimos em setembro, dentro da média de meses anteriores. Em outubro, esse produto financeiro vem registrando uma média de 2 mil operações. Hoje, 88% das operações no BB são feitas por meio eletrônico, e os 38 mil terminais de auto-atendimento respondem por cerca de 40% das transações. O resto cursa por canais como internet, fax, telefone e gerenciadores financeiros instalados em empresas. A abordagem ativa dos clientes por meio eletrônico não impediu, porém, que houvesse queda nas vendas de alguns produtos - sobretudo aqueles que dependem do contato pessoal. Após a volta definitiva dos funcionários ao trabalho, o BB pretende fazer um balanço do quanto perdeu com a greve. "Produtos como planos de previdência e títulos de capitalização dependem pesadamente do trabalho dos funcionários", disse Monteiro. No caso dos títulos de capitalização, por exemplo, o auto-atendimento responde por apenas 30% das vendas. Os prejuízos não foram maiores, afirmou, porque a abrangência da greve não foi total - o movimento foi mais forte nos grandes centros urbanos. Segundo Monteiro, das 3.500 agências do banco, cerca de 500 sofreram algum tipo de paralisação. Desse total, aproximadamente 70 agências foram duramente afetadas.