Título: Intermarché traz time de compras para o país
Autor: Claudia Facchini
Fonte: Valor Econômico, 20/05/2005, Empresas &, p. A4

Outra gigante do varejo francês está desembarcando no Brasil, seguindo os passos das suas grandes concorrentes locais, o Carrefour e Casino. A Intermarché, que só fica atrás do Carrefour na França, traz nesta semana ao país um time de 60 compradores de suas unidades da Europa, que irão se reunir por quatro dias com 100 fornecedores brasileiros na cidade de São Paulo. A missão está sendo capitaneada pelo chefe do braço português da multinacional francesa, Fausto Fernandes, e conta com o apoio da Apex (Associação de Promoção às Exportações do Brasil). A Intermarché prevê exportar 10 milhões de euros em produtos brasileiros para suas filiais européias. A multinacional, que fatura cerca de 40 bilhões de euros, é a segunda maior rede da França e a décima segunda colocada no varejo mundial, segundo ranking da National Retail Federation (NRF). Segundo fontes do setor, a Intermaché também planeja abrir a primeira filial brasileira, em Porto Alegre, em sociedade com a rede Unisuper, uma central de compras que reúne 70 pequenas e médias empresas do setor com 120 lojas no Rio Grande do Sul. O Wal-Mart, o Carrefour, o Pão de Açúcar e o Sonae também elevaram suas exportações de produtos brasileiros nos últimos dois anos. As vendas externas do Pão de Açúcar atingiram US$ 20 milhões em 2004 e a rede prevê um crescimento de pelo menos 50% neste ano. O Wal-Mart estima que os embarques de produtos brasileiros alcancem US$ 180 milhões em 2005. No ano passado, foram exportados US$ 120 milhões. (CF)