Título: Carrefour acelera expansão no Brasil
Autor: Claudia Facchini
Fonte: Valor Econômico, 20/05/2005, Empresas &, p. A4

O Carrefour, que desde os anos 70 disputa a liderança do varejo brasileiro com o grupo Pão de Açúcar, não deve assistir impassível à investida agressiva da gigante americana Wal-Mart nem às ambições de suas concorrentes francesas no país, como o Casino e a Intermarché. Jean-Marc Pueyo, superintendente da subsidiária brasileira do Carrefour, afirmou ao jornal francês "Les Echos" que serão investidos R$ 800 milhões em 2006 no país, valor 35% maior que previsto para este ano, quando a rede desembolsará R$ 600 milhões na abertura de 10 hipermercados. A multinacional decidiu focar seus esforços em países onde detém uma posição de liderança e o Brasil está entre eles. Recentemente, o grupo vendeu seus negócios no México e no Chile, mercados onde era pouco competitivo. O Wal-Mart elegeu a América Latina como um mercado-alvo na sua estratégia de internacionalização. No Brasil, além de comprar o Bompreço em 2004, a maior rede nordestina, o grupo irá abrir 10 lojas este ano na regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Pão de Açúcar também poderá pisar no acelerador com o ingresso em seu caixa de R$ 1 bilhão após o acordo firmado com o Casino, que agora divide o controle da maior varejista brasileira com o empresário Abilio Diniz. Em 2004, o Pão de Açúcar concentrou seus esforços nas reformas em lojas do Sendas, no Rio. Para os próximos quatro anos, o grupo traçou um plano de investimentos ambicioso de R$ 2,5 bilhões e prevê construir 40 hipermercados e 120 supermercados. Neste ano, em vez das oito novas lojas da bandeira Extra programadas, já devem ser inaugurados 10 hipermercados. A concorrência entre as três maiores cadeias de supermercados torna o cenário mais difícil para as demais redes. O Sul do país passa a ser o mercado onde o embate ainda se dá entre duas cadeias com uma atuação regionalizada, o Sonae e o Zaffari, que ocupam respectivamente o quarto e quinto lugar no ranking brasileiro. "Estamos olhando também a região Sul", afirma Wilson Mello Netto, vice-presidente para assuntos corporativos do Wal-Mart. Mas em Porto Alegre a multinacional enfrentou restrições à sua instalação. Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar mostram que vão acirrar a competição no formato de hipermercados. Até hoje, o Carrefour possui o maior número de lojas neste segmento no Brasil, com 84 lojas. O Pão de Açúcar opera 73 lojas Extra e o Wal-Mart possui 19 Supercenter e 28 Hiper Bompreço.