Título: Ver o Brasil de camarote vira negócio
Autor: Eliane Sobral
Fonte: Valor Econômico, 23/05/2005, Empresas &, p. B5

A Traffic Marketing Esportivo, quer diversificar os negócios e depender menos dos direitos de transmissão de jogos de futebol - hoje uma de suas principais atividades, ao lado da comercialização de publicidade estática em ginásios e campos de futebol. Em parceria com a Top Service, especializada em marketing de incentivo, a Traffic passa a produzir e comercializar camarotes dentro de estádios para que empresas interessadas em investir em esportes possam realizar ações de relacionamento com seus clientes. A estréia será em Porto Alegre no próximo jogo do Brasil contra o Paraguai, pela fase eliminatória da Copa do Mundo de 2006. O diretor comercial da Traffic, Dado Lancellotti, cita pesquisas internacionais que indicam que para cada US$ 1 investido em publicidade em eventos, é preciso investir outros US$ 4 em ações de relacionamento. "Não adianta apenas colocar uma placa no estádio. É preciso desenvolver ações paralelas de fixação da marca patrocinadora", diz. A Traffic detém os direitos de comercialização de publicidade estática e transmissão dos jogos da fase eliminatória da Copa para todo o mundo, menos para as Américas e a organização dos camarotes foi a fórmula que a empresa encontrou para explorar esse evento aqui. De acordo com Lancellotti, é uma oportunidade de negócio também para quem está fora das cotas de patrocínio de transmissão ou de placa nos estádios. "Fizemos experiência com os camarotes no jogo Brasil e Bolívia e conseguimos atrair empresas que não são tradicionais em marketing esportivo, como a Schneider Eletric e a empresa de software Microsiga". (ES)