Título: Contexto
Autor: Alda do Amaral Rocha e Vanessa Jurgenfeld
Fonte: Valor Econômico, 24/05/2005, Agronegócios, p. B14

A estagnação do consumo de carne bovina no mercado interno nacional, que também afeta os preços, está preocupando o setor produtivo. Para tentar alavancar o consumo - hoje em 36 quilos per capita -, pecuaristas criaram o Instituto Pró - Carne e vão investir em campanhas de marketing do produto. De acordo com Antenor Nogueira, presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da Confederação de Pecuária e Agricultura do Brasil - CNA -, os criadores estão doando animais reprodutores ou de corte para leilões, que levantarão recursos para a campanha. Semana passada, o primeiro leilão levantou R$ 437 mil com a venda de 23 animais reprodutores. No dia 22 de junho, será feito novo leilão de 3 mil animais de corte, na Bahia. Segundo Nogueira, a campanha - cujo slogan é "Coma carne: Ela é saborosa, é saudável, é natural" - inclui publicidade em todos os vagões do metrô de São Paulo. O instituto também negocia com a Infraero a colocação de material nos aeroportos nacionais. Grandes centros também terão outdoors com o slogan da campanha, informa Nogueira.