Título: Com a Real, Tokio Marine visa o seguro massificado
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/05/2005, Finanças, p. C8

Grupo busca crescimento e lucro longe do mercado japonês

A Tokio Marine & Nichido Fire Insurance resolveu enfrentar seu maior desafio, a distribuição, para entrar definitivamente no varejo de seguros brasileiro. No fim de abril, ela pagou R$ 897 milhões aos holandeses do ABN AMRO pelo controle da Real Seguros, derrotando a espanhola Mapfre, tida até então como favorita na disputa. Em uma única tacada, a Tokio Marine ganhou 1.589 pontos de venda e elevou sua posição no ranking do 24 º para 7ª lugar. Nesta entrevista ao Valor, Ryoji Fujii, o diretor presidente da subsidiária brasileira da Tokio Marine, explica a lógica por trás deste que foi o maior investimento já feito no país por uma empresa japonesa de serviços financeiros. Controlada pela holding internacional Millea, com sede em Tóquio, a Tokio Marine é uma das maiores seguradoras globais e a 1ª do Japão em ramos elementares. No ano passado, o grupo faturou US$ 19 bilhões em prêmios, em 43 países. O Brasil contribuiu com apenas R$ 200 milhões. Valor: Qual a estratégia por trás da aquisição da Real Seguros? Ryoji Fujii A Millea Holdings tem uma estratégia para dez anos à frente. Agora, a Tokio Marine tem quase 80% do lucro e de suas atividades de seguros no mercado do Japão. Os outros 20% vêm de outros países e outras atividades como serviços financeiros. No futuro, o mercado de seguros do Japão não vai crescer muito porque a população está decrescendo. Por isso, a Millea Holdings quer ampliar os negócios fora do Japão. Valor: Quais são as áreas prioritárias para essa expansão? Fujii: Estamos fortalecendo primeiro a Ásia, incluindo China e Índia. Mas a prioridade é o que o mercado chama de "Brics" (Brasil, Rússia, Índia e China). Essa é uma das razões para ter investido no Brasil. Valor: Quais as outras razões? Fujii: A outra razão é que nossa companhia no Brasil tem um histórico de 46 anos, quase 50 anos. É uma história longa e temos experiência, especialmente na área de seguros empresariais, atendendo as empresas japonesas instaladas no Brasil. Agora a Tokio Marine quer entrar no seguro massificado. Valor: Quais são as perspectivas para o mercado de seguros massificados ? Fujii: Acreditamos que o mercado de massificados no Brasil vai crescer muito no futuro. Valor: Por quê? Fujii: Uma razão é que o Produto Interno Bruto do Brasil vai crescer muito, já está crescendo e com isso as pessoas terão mais renda e poderão comprar mais seguros. Como no Japão, onde as pessoas compram muito seguro.

No futuro, o mercado de seguros do Japão não vai crescer muito porque a população está decrescendo"

Valor: A Tokio Marine está redirecionando sua estratégia do foco em seguros corporativos para seguros massificados? Fujii: Não, a área de corporativos vai crescer também. Desejamos manter e fortalecer a área de corporativos, junto com massificados. A área de massificados necessita de rede de distribuição, atendimento, oficinas etc., que a Tokio Marine não tinha. Valor: E a Real Seguros proporciona isso à Tokio Marine? Fujii: Sim, é a junção do 'know how' da Tokio Marine em seguros corporativos com a experiência de massificados da Real Seguros. Acredito que haja uma sinergia. Valor: Onde vocês pretendem chegar no mercado brasileiro? Fujii: Queremos crescer muito, o máximo possível. Mas primeiro precisamos operar as duas companhias. Queremos chegar primeiro ao sucesso nesse projeto. O início do projeto Tokio Marine-Real Seguros é muito importante para ambas as companhias porque, se conseguirmos realizar tudo o que estamos planejando chegaremos nas metas previstas. Junto com a Real, vamos subir do 24 para 7, o que é suficiente para operar no Brasil em massificado e corporativo. Valor: A Tokio pretende trabalhar com uma única marca ou com ambas? Fujii: Vamos ter dois canais. Um canal é a rede de agências do banco, outro são os corretores. A Tokio comprou 100% da Real Seguros e 50% da Real Previdência. Na 'joint venture' da Previdência, mantemos o nome. Mas em ramos elementares, onde temos 100%, terá o nome Tokio. Valor: As companhias japonesas de seguros no Brasil são muito discretas. Vocês deram um salto em relação às outras, isso tem alguma relação com alguma mudança de enfoque dos investimentos japoneses no Brasil? Fujii:Como expliquei, Millea Holdings tem uma visão de que queremos investir fora do Japão, e nos "Brics". Então esse investimento está em linha com essa estratégia. Espero que outras companhias japonesas vão entrar ou ampliar operações no país, porque Brasil é o país do futuro e tem bastante potencial em termos econômicos. É um país muito importante para o mundo, então espero que receba mais investimentos de fora. Tanto que o presidente (Lula) está viajando para o Japão... Valor: Qual a conexão com esse contexto, na sua opinião? Fujii: O investimento da Tokio Marine não tem relação com a viagem do presidente, mas espero que a visita do presidente Lula ao Japão dê um bom sinal para as oportunidades, para chamar a atenção das empresas japonesas. Além disso, o Brasil é um país muito amigável por causa da imigração japonesa, temos bom relacionamento por causa dos imigrantes, eles contribuem muito com a comunicação entre os dois países. Eu espero que essa relação seja mais estreita. (JR)