Título: TVA segmenta pacotes para atrair mais clientes
Autor: Talita Moreira
Fonte: Valor Econômico, 27/05/2005, Empresas &, p. B3
A TVA diversificou sua oferta de serviços com o lançamento da TV digital, em agosto, e quer usar essa estratégia para buscar clientes nas classes de menor renda - um segmento onde as operadoras têm enfrentado dificuldades para crescer. A empresa, controlada pelo grupo Abril ampliou para 40 o número de pacotes de assinaturas: 25 digitais e 15 analógicos. Até meados do ano passado, havia no máximo cinco, dependendo da cidade. A idéia é oferecer aos clientes mais ricos os planos digitais, que permitem interagir com a programação, e direcionar os pacotes analógicos para atrair assinantes de menor poder aquisitivo. "Há espaço para crescer nas classes B e C e a mudança tecnológica pode ajudar", diz a presidente da TVA, Leila Loria. "Um dos grandes problemas da indústria é flexibilizar a oferta de pacotes e com o digital isso é mais fácil." Segundo a executiva, os investimentos na rede analógica já foram amortizados, o que ajuda a oferecer planos mais baratos. Paralelamente, a TV digital é a aposta da operadora para melhorar sua rentabilidade, uma vez que gera receita média 30% superior à do serviço convencional. Quando foi criada no país, 15 anos atrás, a indústria de TV por assinatura tinha planos ambiciosos e não contava com as adversidades que a economia enfrentou desde então. As operadoras também tiveram de aprender com os próprios erros para descobrir o tipo de programação que se encaixa no gosto dos brasileiros. O setor tem hoje menos de 4 milhões de clientes, nem metade do que imaginava. No fim de março, a TVA somava 295 mil assinantes de TV. A Net, controlada pela Globo, tinha 1,4 milhão. As duas empresas, que são as maiores do setor, dedicaram o ano passado à reestruturação de duas dívidas e aos investimentos em digitalização e banda larga. "Agora, 2005 é um ano de muita consolidação de tudo o que fizemos lá atrás", afirma Leila. A TVA fará neste mês o lançamento de dois serviços que, segundo a executiva, deverão atrair novos assinantes. Uma delas é o o DVR (digital video recorder), equipamento que permitirá gravar programas da TV digital. Outro alvo são os serviços de voz sobre protocolo de internet (voz sobre IP). Desde o segundo semestre do ano passado, a TVA tem parceria com a empresa de telefonia Primeira Escolha para atuar no mercado corporativo. Agora, começará a atuar no segmento residencial, aproveitando a expansão do segmento de internet em banda larga. "Com TV, internet e telefonia fechamos uma oferta de serviços para os clientes corporativos e residenciais. Passamos a ser um operador multisserviços", diz a executiva. "A indústria de entretenimento vai crescer." De acordo com Leila, a TV digital já representa 50% das vendas de novas assinaturas. A base de assinantes da operadora cresceu 4% no primeiro trimestre, frente ao mesmo período do ano passado. A receita aumentou 13%, para R$ 69 milhões. A empresa gerou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações de R$ 21 milhões. O resultado líquido não foi divulgado.