Título: Varejo busca novos fornecedores
Autor: Vanessa Jurgenfeld, Marli Lima e Paulo Emílio
Fonte: Valor Econômico, 30/05/2005, Brasil, p. A3

A indústria não é o único setor que está aproveitando o dólar mais barato para ampliar a importação de insumos. A estratégia deverá elevar neste ano em 15%, para cerca de R$ 80 milhões, o faturamento da Perini, rede de delicatessen com sede em Salvador. "Além de poder oferecer mais produtos, vamos ganhar em escala", diz o gerente de importação da empresa, Alexandre Maia. "O giro de produtos vai aumentar." A Perini tem um braço próprio de importação, que ganhou mais força com a valorização do real em comparação com o dólar. Segundo Maia, os produtos comprados no exterior - pela importadora própria ou intermediários - respondem hoje por 40% do faturamento da rede, superando os cerca de 30% registrados até o ano passado. A rede, de 40 anos de vida, tem seis lojas em Salvador e 800 funcionários. Entre os principais produtos importados pela empresa estão vinhos espanhóis e chilenos e massas italianas. O fundador e comandante da Perini, José Faro, partiu na semana passada para a Tailândia e Itália em busca de novos produtos.