Título: Programa estimula café de qualidade
Autor: Mônica Scaramuzzo
Fonte: Valor Econômico, 30/05/2005, Agronegócios, p. B13

O Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo e a Agência de Promoção de Exportação (Apex) devem divulgar nos próximos dias a criação de um programa de normas de qualidade para a exportação de café torrado e moído. A iniciativa faz parte do Programa Setorial Integrado (PSI) para fomentar os embarques de café com maior valor agregado, atendendo às normas de qualidade e responsabilidade social. Fernando Lopes, presidente do Instituto Totum, consultoria contratada para regulamentar essas normas, disse que a adesão das empresas será voluntária. As companhias deverão passar por auditorias para a certificação de ISO 9000 ou ISO 14000 e os produtos exportados deverão ser avaliados por três laboratórios. A língua eletrônica, tecnologia desenvolvida pela Embrapa e pela USP para identificar os padrões de qualidade do café, também será usada para fazer a análise. "Empresas que já possuem certificações de ISO 9000 ou 14000 não precisam passar por essa auditoria", disse. Mas todos os produtos serão avaliados em laboratório. Os custos dessas auditorias e certificações ficam em torno de R$ 3 mil/ano para cada empresa. Atualmente, há cerca de 30 torrefadoras (de um total de 1.200 no país) que participam do programa de fomento às exportações da Apex. "As que aderirem ao programa de normas de qualidade poderão se beneficiar dos recursos que a Apex destina para divulgar os produtos brasileiros no exterior", afirmou Lopes. Segundo Nathan Herszkowicz, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a iniciativa deverá consolidar uma imagem positiva do produto brasileiro no exterior. As exportações de café torrado e moído representam apenas 4% do total dos embarques do café em grão do país por ano. Neste primeiro trimestre, as exportações de torrado e moído atingiram US$ 3,267 milhões, um crescimento de 27% sobre o mesmo período do ano passado. Em 2004, os embarques brasileiros de torrado e moído somaram US$ 8,4 milhões. Ainda com intuito de promover os produtos brasileiros no exterior, a Apex negociou, por meio do PSI, a exposição e a venda do café brasileiro na rede francesa de lojas de alimentos Hediard. Marcas como Marques de Paiva, produzido pela Café Bom Dia, Minas Estate Coffee Group e Unicoffee estarão entre os produtos expostos na rede francesa.