Título: Interesse crescente de universidades dissemina conceito
Autor: Silvia Torikachvili
Fonte: Valor Econômico, 03/06/2005, EMPRESA & COMUNIDADE, p. F2

Responsabilidade social UniEthos trabalha em banco de dados para integrar setor acadêmico e empresas

A comunidade empresarial e a comunidade acadêmica começam a trocar figurinhas. A ponte é o projeto de Responsabilidade Social Empresarial na Universidade lançado nesta quinta edição do Prêmio Ethos-Valor (PEV), que a cada ano registra maior número de participações de estudantes graduados e pós-graduados de todo o país. Este ano, foram inscritas 375 monografias, produzidas por 545 alunos e 272 orientadores de 211 instituições de ensino. Na primeira edição, em 2001, foram inscritos 105 trabalhos. "A universidade é um parceiro fundamental na disseminação da responsabilidade social empresarial", diz Ricardo Young, presidente do UniEthos, instituição voltada à pesquisa, produção de conhecimento e capacitação para o meio empresarial e acadêmico nos temas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável. Embora ainda sejam raras as universidades com alguma política, programa ou cadeira orientados para o tema, o aumento da participação no prêmio aponta para o surgimento de uma comunidade interessada que envolve cada vez mais professores e alunos. Para Young, esse quadro fornece um diagnóstico claro: é necessário avançar mais na direção da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável dentro das universidades. Para tanto, o projeto do UniEthos vai aproveitar o trabalho do Instituto Ethos junto às empresas para incentivar pesquisas dentro das universidades de forma a construir um banco de dados e uma rede de referências. O Brasil tem 1.760 escolas de ensino superior em funcionamento das quais 1.500 são particulares. Desse universo, apenas dez universidades apresentavam, em 2004, algum programa ligado ao empreendedorismo e à ação social. "O avanço do Prêmio Ethos-Valor demonstra que alunos e professores têm uma responsabilidade grande como multiplicadores da Responsabilidade Social Empresarial", afirma Young. Para tanto, o UniEthos está convidando as universidades a se associarem a uma grande rede em que todos se beneficiarão de dados para a preparação e manutenção de programas de responsabilidade social. A associação vai permitir que instituições de ensino superior fiquem interligadas na sistematização, compartilhamento e aprofundamento contínuo na prática da responsabilidade social corporativa, irradiando o conhecimento para toda a sociedade. Todos terão acesso a uma base de dados com toda temática educacional. "É uma plataforma de educação virtual e presencial com acesso ao conhecimento da RSE", diz ainda Young. "Cada universidade terá uma senha para participar e será alimentada de forma permanente pelo sistema UniEthos". Essa troca de informações entre a empresa e a universidade vai ser benéfica para os dois lados. "A empresa produz informação que pode contribuir com a universidade e a universidade produz pesquisas muitas vezes dispersas que podem ser úteis às empresas", argumenta o presidente do UniEthos. "Nosso grande desafio é articular tudo isso por meio de uma grande rede em que empresas e universidades sairão ganhando". O projeto de aproximação empresa-universidade tem ainda o objetivo de formar multiplicadores. Esses atores são justamente os finalistas de cada uma das edições do Prêmio Ethos-Valor, seus professores e orientadores. "Todos serão divulgadores da responsabilidade social empresarial para a formação de cidadãos socialmente responsáveis", finaliza.