Título: Desafio é multiplicar conhecimento
Autor: Silvia Torikachvili
Fonte: Valor Econômico, 03/06/2005, EMPRESA & COMUNIDADE, p. F3

Responsabilidade social Finalistas do Prêmio Ethos-Valor ajudam a formar rede de divulgação

Os finalistas do Prêmio Ethos-Valor (PEV) adquirem automaticamente o título de multiplicadores dos conceitos da responsabilidade social empresarial e do desenvolvimento sustentável. Esses temas foram discutidos e analisados num seminário ao qual atenderam os 45 finalistas desde a primeira edição do prêmio, criado em 2001. Nesta quinta premiação, que aconteceu dia 30 de maio, em São Paulo, o seminário teve um aprofundamento maior, segundo Cláudio Scatena, coordenador pedagógico do UniEthos para os cursos de Gestão de Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável. "Embora os alunos da graduação e da pós-graduação que dedicam suas teses a esses temas façam um trabalho ligado à comunidade, nem sempre eles têm conhecimento das ferramentas de gestão", afirma Scatena. "Daí a importância da capacitação como forma de se alinhar aos temas em questão". A estratégia do UniEthos ao reunir os finalistas das cinco premiações é também manter contato entre os participantes. "Queremos formar uma rede de multiplicadores desses conhecimentos", diz ainda Scatena. "Queremos que eles sejam divulgadores da causa e que enfrentem os desafios emergentes dentro das corporações". Os grandes desafios, segundo o UniEthos, começam por uma mudança de mentalidade para que seja possível visualizar e enfrentar problemas como trabalho escravo, desigualdades que vêm com a globalização, a questão da água, a situação de risco da biodiversidade. "Todos essas questões estão interligadas", explica o coordenador pedagógico do UniEthos. Nos seminários, os finalistas entram em contato com os paradigmas de gestão como o single bottom line (medida primária do desempenho dos negócios e do sucesso financeiro) e o triple bottom line (a nova ordem econômica em que o desenvolvimento econômico deve ter o mesmo peso do desenvolvimento social e do desenvolvimento ambiental). No seminário, os finalistas do PEV também entram no universo da chamada pegada ecológica - uma forma de mensurar, por meio de um teste, os hábitos de consumo das pessoas e o tamanho das necessidades em relação ao que o planeta pode suportar, caso todos consumissem na mesma medida. "A nova geração está mais preparada para entender a responsabilidade social empresarial do que qualquer empresário que já tenha algum envolvimento emocional com os temas", observa Scatena.