Título: Danubio entra no mercado de iogurtes
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 06/06/2005, Empresas &, p. B7

Alimentos Dan Vigor lança produto com baixo teor de lactose

A Danubio, fabricante de queijo minas frescal, requeijão e cream cheese, vai entrar no mercado de iogurtes. A marca estréia no segmento com uma inovação: iogurte light com baixo teor de lactose. O iogurte é novidade, mas já existem no mercado diferentes marcas de leite para quem tem intolerância à lactose, público estimado em cerca de 75% da população mundial. A marca Danubio pertence à Dan Vigor, joint venture entre a brasileira Vigor e a dinamarquesa Arla Foods. A Vigor, além de suas próprias marcas, é dona da Leco e ambas já têm forte presença no mercado de iogurtes. "Escolhemos Danúbio para lançar um iogurte com baixo teor de lactose por ter status de inovadora no setor de laticínios", afirma Vinícius Vieira Ramos, vice-presidente da Vigor. Segundo Ramos, a marca Danubio foi a primeira a usar a tecnologia dinamarquesa de ultrafiltração - que possibilita que o queijo minas possa ser embalado em potesplásticos - e também trouxe ao Brasil o cream-cheese, categoria lançada há 15 anos e hoje produzida por outras empresas como a Kraft Foods, dona da marca Philadelphia. A Danubio tem 6% do mercado de queijo minas frescal, requeijão e cream-cheese. A empresa não revela o investimento no lançamento do novo produto, que foi desenvolvido no Brasil e será fabricado junto com os demais iogurtes da Vigor na planta da companhia, em São Paulo. Ramos diz apenas que investe cerca de R$ 2 milhões por ano na fabricação de seus produtos. A marca Danubio atua no segmento premium. O seu requeijão é praticamente o único do mercado, entre as marcas nacionais, que continua na tradicional embalagem de vidro. As principais marcas de requeijão do mercado inclusive Leco e Vigor - migraram para a embalagem plástica e passaram a ser chamadas de especialidades lácteas. A diferença de preço entre PET e embalagem de vidro é de cerca de 8%, além da forma da especialidade láctea levar amido ao invés de creme de leite. "Há consumidores mais conservadores no mercado, que continuam querendo o requeijão como ele sempre foi", diz Ramos. Por enquanto, a companhia não pretende fazer campanhas em mídia para anunciar o produto - que não tem um público-alvo específico. "Muita gente tem intolerância à lactose, inclusive crianças", diz Ramos. A lactose é um tipo de açúcar presente no leite. Durante a digestão, o organismo produz e utiliza uma enzima chamada lactase. Sua função é transformar a lactose em substância mais simples para que o organismo humano possa absorver. Quando a produção de lactase é insuficiente ocorre a intolerância à lactose. O novo iogurte chega ao mercado com preços entre 5% a 10% acima dos produtos light, cujo principal produto do mercado é Corpus, da Danone, com 38% do mercado de iogurtes light. O mercado total de lácteos frescos, incluindo iogurtes, sobremesas, petit e leite fermentado, movimentou 546 milhões de toneladas e R$ 2,5 bilhões em 2004, segundo a A/C Nielsen. Em outra recente expansão da marca Danubio, a Dan Vigor criou, há cerca de seis meses, uma sobremesa de queijo com frutas. "Há uma tendência de alargar a família para outras categorias", diz. A Dan Vigor, que possui apenas a marca Danúbio, faturou no ano passado R$ 29 milhões, pouco acima dos R$ 25 milhões faturado em 2003. A Vigor faturou R$ 810,4 milhões em 2004, 15,5% acima de 2003.